Entenda a diferença entre Agência de Artistas e Agenciamento de Artistas

Chega um momento na carreira de um cantor, dupla ou banda em que é necessário dar um passo à frente para estar entre os melhores artistas do Brasil. Depois de entender e decidir o momento certo para investir em marketing, vem a dúvida: Como escolher a melhor agencia de artistas para minha carreira?

Bem, a primeira coisa a entender é o tipo de fornecedor que você precisa. É muito comum rolar uma confusão entre agenciamento de artistas e agência para artistas.

Como funciona o agenciamento de artistas? 

As empresas que trabalham com agenciamento de artistas tem o foco em venda de shows, ou seja, eles tem uma carteira de artistas e muitos contatos com contratantes de shows em diferentes regiões do Brasil. Nesse negócio eles oferecem os artistas e recebem uma comissão por show vendido.

É um trabalho incrível, mas, normalmente eles só assumem os projetos que já estão estruturados e bem desenvolvidos inicialmente, ou seja: música, repertório, divulgação na internet e uma imagem bastante comercial para oferecer os seus shows! Para quem já engrenou e está bem conhecido, talvez seja um trabalho que já desenvolveu no próprio escritório e que não compense mais.  Aqui na ICOMP nós NÃO fazemos a venda de shows, mas ajudamos o artista, atuando da seguinte forma:

Agencia de Artistas: Se você precisa melhorar sua divulgação

Antes de colocar um projeto no mercado e sair vendendo shows é preciso preparar a embalagem e estar bem apresentado, concorda? Uma agência de marketing para artistas irá trabalhar a apresentação visual do artista, ou seja, desde a logo, conceito, site oficial, mídias sociais, lançamentos na internet e distribuição nas plataformas digitais, design de capa de cds, capa de álbuns ou singles para spotify, deezer, etc. Eu costumo dizer que para “ir pro baile”, primeiro o artista precisa vestir sua melhor roupa e aqui na ICOMP nós preparamos o artista para “ser tirado pra dançar”. Isso faz sentido pra você?

Um outro momento,  é também quando o artista precisa se reinventar, fazer um novo lançamento ou virada de música e aí a apresentação visual precisa ser atualizada também. Um exemplo, recente é o hotsite do Vitor Maia, que nós lançamos para o single Ouro ou Prata que alcançou mais de 2 milhões de views no Youtube em menos de 10 dias de divulgação. 

Agencia de Artistas do Vitor Maia

Contudo é um trabalho que precisa de um investimento e não tem a possibilidade de comissão para a agência, uma vez que nós não temos poder sobre a venda de shows. O fato é que, independente do momento e porte do artista, ele obrigatoriamente precisa manter seu material de divulgação atualizado e em alto nível e por isso ter uma boa agencia de artistas.

É importante ressaltar também que há sempre muito dinheiro envolvido em divulgação de artistas, então a relação de confiança que se estabelece entre você e sua agencia de artistas é muito importante e deve crescer com o tempo de relacionamento.

É por isso também que os nossos artistas permanecem muito tempo conosco, pois sempre há um novo lançamento a ser feito e o risco de errar na escolha de outra agência é muito grande.

Se você precisa de uma agencia de artistas, clique aqui e solicite um orçamento sem compromisso, ficaremos felizes de ter você em nosso dia a dia.

Professor, marido e pai de dois filhos (uma dupla, quero dizer, rs) com mais de 12 anos de experiência em marketing para o lançamento e divulgação de músicas na Agência ICOMP para cantores, duplas e bandas no Brasil.

Comentários

comentários

4 comentários Adicione o seu

  1. fernando disse:

    boa tarde,como faz pra trabalharmos juntos?

    1. icomp disse:

      Oi Fernando, fizemos contato contigo no e-mail.

  2. wanderlister santos disse:

    gostei dimais mas nesse momento gostaria de uma. agencia estou és dando so

  3. Patricia disse:

    Olá, tenho um diamante pra vcs, entrem em contato comigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.