Como divulgar um cantor: do zero aos primeiros contatos

Como vai? Ou melhor, como será 2020?

Como você sabe eu estou sempre com o pé na estrada,  palestrando em eventos da música ou participando deles. Por isso, sou muito abordado por todo tipo de cantor, dupla ou banda. Muitos chegam para conversar, trocar ideias e pedir conselhos sobre como divulgar um cantor, até que roupa usar para fazer suas fotos de modo mais profissional, ou seja, as etapas essenciais de todos os tipos de carreiras.

Mas, o que eu percebo é que muitos cantores, duplas e bandas parecem que estão com vergonha de se apresentar, de colocar em prática o básico dos primeiros passos para mostrar seu trabalho, mesmo que sejam ainda iniciantes ou anônimos. Ou seja, sempre aquele papo de vou gravar um DVD em breve, estou produzindo com aquele produtor, o guitarrista do Zé Neto que fez gravou, o baterista do Safadão ou similares, mas o básico não existe. O feijão com arroz não foi feito.

Nesta estratégia, eles querem começar conhecidos e pegar uma carona em nomes estourados, mas ainda não tem muita (ou nenhuma) estrutura para isso, já querem ser a pipoca doce do mercado, sem antes ser uma espiga de milho dura.

Em diversos eventos da música,  no contato pessoal com os cantores eu sempre repito as mesmas perguntas para qualificar e identificar o nível do artista como: 

O que você pode me entregar agora sem depender da internet? 

O que você tem de material promocional para me apresentar? 

Vamos lá! Será que ao menos um cartão de visitas? 

A grande maioria não tem nada, nem o básico para se apresentar. É sempre aquele discurso batido e repetitivo: ‘Entra lá no meu Instagram! Entra lá no meu Youtube! Tem tudo lá! Será mesmo? Será que iniciar e construir um relacionamento se fazer com isso? Você quer vender shows, se apresentar em outras regiões do Brasil apenas dizendo para o contratante entrar no seu ‘insta’ e no ‘Youtube’?

Aff! Nada mais?

Aff, novamente!

Ah, Dhiego! O cartão de visita não é somente para empresas? Sim! E você não é empresa? Ele deve possuir o contato e as informações essenciais para continuar a conversa.

Olha só alguns exemplos de cartões de visitas de cantores que tive relacionamento desde o início da minha atuação com marketing para música. 👇

cartão de visitas dos cantores Victor e Léo

Lembra do “Borboletas sempre voltam e o seu jardim sou eu 🎶 ” ? 

Então,  o Léo Chaves , da antiga dupla Victor e Léo, é nosso cliente atualmente.  

Mas eu só quis ilustrar  que todo mundo tem um começo,  por isso, vamos ao primeiro passo de como divulgar um cantor do zero, começando do jeito certo: 

Decida Viver de Música 

O primeiro passo é decidir viver da música. Se você ainda sonha, mas não decidiu acordar e realizar tudo isso, nem precisa continuar lendo esse conteúdo. Mas, se você está comprometido em fazer isso dar certo, precisa dizer isso agora. E de que forma? Se posicionando como um profissional, independente de onde esteja. O que acha?

Se posicione como um Cantor Profissional

Não precisa de muito dinheiro para ter uma apresentação básica e fazer as pessoas perceberem que você está levando, mesmo que iniciando, sua carreira a sério. Aliás, eu já falei em um outro conteúdo sobre como não parecer um cantor amador, mas vamos os primeiros passos práticos dessa trilha de como divulgar um cantor iniciando pelas melhores escolhas: 

Passo 1: Registre um endereço próprio na internet 

Todo mundo que é grande hoje, começou pequeno com os primeiros passos. Há onze anos eu iniciava com um gurizinho de Campo Grande e ele é meu cliente até hoje, então eu não tenho vergonha nenhuma de iniciar nada e você também não deve ter. 

Dhiego Bicudo e Luan Santana

A primeira coisa que eu fiz quando comecei o projeto com o Luan foi registrar o domínio dele, ou seja, registrar o endereço do site oficial. Fiz isso,  porque toda vez que eu quero falar do Luan, que precisam falar do projeto, apresentar para um contratante ou seja para quem for, precisamos fazer e tratar a carreira de forma profissional, então vamos dizer para as pessoas acessarem o luansantana.com.br e não o Youtube do Luan e nem o Insta do Luan. Entendeu a diferença? 

Quando você pede para alguém acessar o seu Youtube, seu Instagram ou seu Spotify já passa a impressão de um artista ainda iniciante, isso porque, quaisquer um têm essas mídias hoje em dia. Agora se você tem um endereço próprio e personalizado, já vai se diferenciar dos outros milhares de cantores sonhadores que não entraram ainda para o jogo. 

Quando você informa que seu e-mail é @gmail, @yahoo, @hotmail ou qualquer serviço gratuito, isso também te coloca na fila dos amadores. 

Sabe quanto custa para você ter um endereço de e-mail personalizado com a extensão @seunome.com.br? 

São R$40,00 por ano. Além disso, você reserva o endereço do seu site oficial, mesmo que ainda não tenha um. Isso é o que chamamos de URL (endereço ou link) amigável (fácil de acessar e de lembrar)

Se você não sabe como fazer isso, acesse essa página que farei este serviço grátis para você. Ou seja, eu não vou te cobrar para ir atrás disso pra você, você irá pagar apenas o valor do domínio direto com a empresa de registro, combinado? Ah, e lembre de fazer isso sempre com seus documentos e no seu nome.

Passo 2: Tenha um material básico de apresentação 

Quando um cantor está iniciando ele precisa colocar a mão na massa e ir pra cima ao fazer relacionamentos e até atender o telefone para as vendas, ou às vezes tem alguém da família pra ajudar. Então, se esforçam para conseguir falar com um contratante, mesmo que seja ao abordar os donos daqueles barzinhos da região que você quer começar tocando.  E quando consegue falar com alguém que pode sair negócio, não tem nem um cartão de visitas com os contatos. 

Você sabe quanto custa mil cartões de visitas básicos? Menos de R$100, acredite. Tem sites que você pode escolher um layout padrão, digitar seus contatos, mandar imprimir, entregar na sua casa e ainda parcelar no cartão de crédito. Nós gostamos de ousar e trazer criatividade aqui na ICOMP, mas já é melhor do que nada. É o primeiro material, não precisa ser perfeito, precisa ser feito. Pensei que assim que você evoluir um pouco mais, poderá investir em um logotipo e arte exclusivos para atualizar esse material. 

Passo 3: Tenha um espaço básico na internet para chamar de seu 

Não precisa ter um site oficial com ensaio fotográfico para começar. Se você for humilde nesses primeiro passos, pode usar plataformas onde você aluga uma página, um espaço para divulgar seus contatos, suas músicas e ser encontrado no Google. Pelo menos, quando alguém digitar o seu nome no Google será direcionado para essa página. 

Além disso, você pode usar esse domínio que você reservou e redirecionar para esta página alugada. Assim, quando alguém digitar seunome.com.br e irá cair direto nessa página, ou seja, você acabou de sair da estaca zero e entrou no jogo. 

Um exemplo de serviço nesse sentido é o Guia Contratantes, onde você pode ter um perfil personalizado por R$150 reais por mês. Aqui só quero destacar um ponto: Mesmo que seja o básico, faça bem feito! E eu posso te ajudar nesse início desde que você esteja disposto a investir o mínimo para começar. 

Passo 4: Faça algumas fotos profissionais 

Você já viu aquelas empresas de foto que as famílias fazem ensaios? Ou fotógrafos que fazem ensaios de casais, grávidas e bebês? Então, porque com você tem que fazer com o fotógrafo das estrelas? 

Há um ponto de equilíbrio entre as fotos escuras que você faz do seu celular e fazer algumas fotos de divulgação com um fotógrafo comum.  Será que você não tem um valor para fazer ao menos 3 fotos no estúdio da sua cidade? Inclusive, já tem plataforma para você encontrar um fotógrafo se você não quiser procurar via indicações. 

Pesquise os valores e tenha 3 fotos para poder usar no perfil das mídias sociais, no cartão de visitas e naquela página que você alugou. Pelo menos a foto vai ter uma qualidade boa e passar a percepção de valor. 

Se organize, pesquise. Só não esquece de caprichar no figurino, coisa que o próprio fotógrafo pode te orientar e opinar. 

Passo 5: Comece pelo Básico 

Viu? É disso que eu tô falando. Falta o básico para identificar quem é você, para sinalizar um  “Oi,  somos a dupla tal sou cantor tal e estamos à disposição preparados para fazer um grande show e uma grande apresentação na sua cidade“.  

Não tenha vergonha do básico,  você não vai ser ou tornar menos por conta disso.  Eu quero que você se prepare, que você volte uns passos e busque a sua essência, porque o básico bem feito vai fazer com que você esteja posicionado e preparado quando uma oportunidade aparecer. Aliás, várias oportunidades já devem ter aparecido e você nem teve chance porque não tem nem o básico. 

Quer iniciar essa jornada? Eu tenho uma proposta básica para você! 

Se você quer mesmo entrar para o jogo e está disposto a investir o básico, eu tenho um pacote de iniciação para você! 

  • Registro de domínio para seu Site Oficial (seunome.com.br) 
  • Perfil para sua divulgação no Guia Contratantes
  • Arte do seu cartão de visitas e a
  • Arte para suas mídias sociais.

R$ 200 por mês

Orçamento

Ainda sem dinheiro para investir no básico da sua carreira? 

Agora se você ainda está naquele pensamento “Ah, Dhiego, me ajuda eu não tenho condições. Me ajuda este é meu sonho. Eu não tenho dinheiro nem pro básico”

Se você não tem como investir nem no básico, nem aperte o REC para gravar nada. A música não é para amadores e muito menos para sonhadores. A música é para realizadores e comprometidos. Se você não quer ser um profissional e fazer isso bem feito, compre um cadeado, tranque tudo, feche as portas e siga lá no Insta curtindo a vida dos outros, não a sua.

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