Coronavírus na Música: Como não ser esquecido em tempos de shows cancelados

Ei cantor! Que começo de temporada diferente e preocupante, não?

Depois das rotinas e luta pelo hit verão, a música deveria se voltar para os rodeios, exposições e agenda de shows pelos diversos cantos e regiões do Brasil. SQN 😕

Até deu uma saudade de anos anteriores, né? No entanto, o que vemos neste momento são adiamentos e cancelamentos de onde o ganha pão de muitos (ou de quase todos) acontece: os shows.

Existem muitas pessoas, ações e associações preocupadas neste sentido. Pois, todos nós sabemos da quantidade de pessoas que estão envolvidas direta e indiretamente no entretenimento do país.

Mas, por onde vamos? Lamentar a crise ou criar as oportunidades?

Entre os adiamentos e cancelamentos, direcione seu tempo e suas ações para não cair no esquecimento.

Então, estou provocando você e que isso reflita em sua equipe e colaboradores da sua carreira para as seguintes medidas emergenciais. O artista não pode cair no esquecimento. Felizmente, você tem algumas armas para isso, a melhor delas é o marketing. 

Quarentena e trabalho remoto é igual aumento do consumo de música nas plataformas digitais 

Imagine o que as pessoas irão fazer em quarentena, com poucas opções de entretenimento? Vão consumir muito serviço digital. 

Qual a melhor companhia quando  não se tem pessoas por perto? Netflix e música! Imagine se os acessos ao Youtube, Spotify, Deezer e Instagram vão crescer ou não. É uma boa oportunidade para fazer lançamentos nas plataformas digitais, conversar com os fãs e manter sua audiência engajada. Tudo isso dá pra ser feito remotamente ou pela sua agência de marketing musical. 

Crise ou oportunidade? Depende do seu ponto de vista. Tem um ditado que diz que enquanto alguns choram, outros vendem lenços. Escolha seu lado. 

Agora, se você não fez o trabalho básico de ter suas músicas nas plataformas e seu canal do Youtube bem atualizado e organizado, chore. (Ou faça isso urgente!) 

Campanhas de incentivo “Não cancele, remarquem os shows!”

Você já viu a campanha do turismo do Rio de Janeiro? É o mote “Não cancele, remarque”. Que tal apoiar a causa e aplicar essa campanha para seus shows agendados? Divulgue essa ideia no setor de música, afinal o mercado de entretenimento está diretamente ligado ao turismo. Para ajudar, fizemos uma arte é só você salvar, divulgar nas suas mídias sociais e aproveitar para ver se o seu perfil está atualizado na plataforma para Contratantes que fizemos. Conhece ela? 

Quer outra ideia legal? Que tal criar uma composição sobre o assunto e ajudar a educar as pessoas na prevenção contra o Coronavírus? Ou ainda, levar dicas do que as pessoas podem fazer neste momento de quarentena? 

Você é o artista para isso e o povo aprende com ajuda da música. Coloque seu talento a serviço da sociedade, isso nenhum cantor fez ainda e a canção pode até viralizar…ops…

Mais planejamento para carreira e suas ações

Com seu tempo mais livre, será que o planejamento não pode ser antecipado? Revisado ou até reorganizado? Para você que nunca fez um planejamento de verdade, pesquise sobre a técnica 5W2H e responda as perguntas pensando em seu segmento e região. Vai lá, essa orientação diz o que fazer e como fazer! Coloque em prática!

Mais tempo para estudar, pesquisar e arriscar

O que acha de não mais procrastinar (deixar para amanhã) o estudo em sua carreira que estava sempre para depois? Aquela aula de preparação vocal? A melhoria na performance de palco? Os ensaios de novas coreografias? Talvez uma sessão de fotos novas? Arriscar novos figurinos?

Mais tempo para os fãs, comentários e interações com Posts e Stories

É verdade! É simples isso, sabe aqueles comentários sem ao menos uma curtida? O que acha de dar aquela levantada no astral dos estranhos que podem se engajar com você? Aproveite para treinar respostas criativas, animadas e não se irrite com as críticas. Se te chatear, exclua e siga.

Lives! Perguntas e Respostas! Eu disse Lives? Disse!

Ah Dhiego, mas, não tenho um cenário grandioso, não tenho um violão legal, não tenho iluminação. Afffff! Faça! 

Coloque a câmera parada, acerte o enquadramento e faça! O que acha de 2 sessões de 20min por dia? Use seu Instagram, explore ele e aproveite o Youtube. E assim, dê uma moralzinha para o Facebook Watch, acho que vai te surpreender, hein!

Grave Covers! Explore músicas do seu Repertório!

O que acha de organizar e gravar conteúdos para não deixar suas mídias sociais apenas com lançamentos? Organize o repertório e explore isso com a banda, sem a banda, mas, faça.

Prestigie os amigos, conhecidos e desconhecidos

Deixe de lado o ego, sua vaidade ao ficar pagando pau para as publicações do Gusttavo, da Anitta e afins e comece a prestigiar digitalmente os cantores amigos, os conhecidos da sua região e aqueles que ainda estão começando. Organizem algo juntos, um simples bate papo no whatsapp. Só não vai fazer resenha presencial ein! Dê o exemplo. 

Conforme for compartilhando ideias com outros artistas, isso vai permitir unir e misturar as audiências de vocês. Sem medo! Com humildade e energia! Já pensou em um show via live para confortar os fãs que perderam a oportunidade do presencial? 

Mexa nas memórias, relembre fatos, dificuldades e conquistas

Chega de conteúdos maquiados, sim! Aqueles que você aparece com a melhor roupa, com o melhor cabelo, luz e equipamentos. Seja você mesmo, traga autenticidade, converse e conte boas histórias para alimentar com conteúdos relevantes. Faça o seu e pare de ficar pagando pau para os famosos, verdade.

Continue! Continue! Não pare!

Não é o momento de parar! Tudo isso é novo para todos nós e não pode ser uma trauma. Posso propor um desafio? COnVIDe-19 novas pessoas por dia para conhecerem sua música durante essa quarentena. Mas, tente ser personalizado, chame pelo nome e dê aquela olhada na linha do tempo para perceber uma conexão boa e iniciar o papo. 

Por hoje e nos próximos dias é isso! Você já me conhece, sabe que estou junto com você, mas neste quero provocar você para fazer! Lembre-se: continue, não pare. 

Vai passar! E quando a crise acabar, aqueles que não foram esquecidos serão contratados para novos shows. 

Ps: Se você não quiser ser esquecido e decidir aproveitar esse momento para agir fora da caixa, me chame para um orçamento de marketing musical e ações específicas para este momento. 

Orçamento

 

 

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