Divulgação em rádio para artistas: como e quando fazer?

E aí cantor, sintonizado? 📻 

Divulgação em rádio é um tema que os cantores, duplas e bandas sempre me perguntam, mas que depois do meu último conteúdo, que foi mais introdutório, decidi aprofundar o assunto. O texto é um pouco longo, mas vale a pena porque você não verá essas dicas circulando pela internet. 

Bem, como o meu foco de divulgação é na internet eu convidei alguns profissionais que conheço no mercado da música com experiência forte em divulgação em rádio, para nos guiar e orientar com segurança.

Aliás, minha primeira dica para o artista ir bem nesse meio, é pesquisar pessoas com referências neste assunto. Por isso, as informações a seguir, contam com a colaboração do Felipe Lebu e do Santo Trevisan, ambos com experiência profissional em relacionamento com rádios. Eles foram fundamentais para essas dicas e opiniões sobre os caminhos a trilhar para que seu trabalho possa ser divulgado nas rádios, entendido? 😉

Lebu, com experiência principalmente no sul do país, e o Santo, um paulista quase mineiro de tanto viajar por Minas Gerais e São Paulo e você (morando em Goiânia, ou não) deve ler o que esses caras tem a dizer. Afinal, a base de tudo ocorre regionalmente e depois se expandindo com alcance nacional.

Em primeiro lugar, a divulgação em rádio é um dos diversos meios de distribuição de seu trabalho e dá uma projeção bem importante, em todas as regiões. Porém, alguns passos devem ser seguidos antes e depois disso.

Então, bora lá!? 😊

Os primeiros caminhos antes da divulgação em rádio

Antes da divulgação em rádio é importante que o cantor, duplas ou banda já tenha dado alguns passos:

  • ter suas músicas nas plataformas digitais;
  • fazer sua divulgação nas mídias sociais, principalmente nas cidades e regiões que você pretende trabalhar com as rádios e iniciar suas vendas.

Esses são diferenciais importantes, pois ajudam na percepção, dentro do mercado artístico, de que seu potencial de consumo é bastante significativo. Entende como isso vai fazer com que rádios conheçam suas músicas? 😉

Essas etapas são a porta de entrada para ter seu trabalho apresentado nas rádios, seria como uma carta de apresentação do seu público.

Definindo o caminho mais correto para a divulgação em rádio

A melhor forma de atuar com divulgação em rádios é iniciar em cidades e regiões próximas a sua base, isso, vai ajudar na logística e nas primeiras ações promocionais com elas.

Depois de construir uma projeção regional em rádios com boas audiências, é mais garantida a expansão para os estados vizinhos e posteriormente o restante do país. Dessa maneira, a projeção nacional será muito mais eficiente.

Aproveite para colocar em prática agora, e pesquise as 20 principais rádios de sua base em um raio de até 100 km. Você possui algum relacionamento com elas?

Entenda, de uma vez por todas, ok? Trabalhos que marcam regionalmente, acabam servindo como experiências para os nacionais. Você deve fazer seu dever de casa na sua região de atuação e expandir para o país. Isso é mais econômico e muito mais garantido.

Quer uma opinião de quem possui experiência na divulgação em rádio? Diga aí Felipe Lebu:

‘Ao regionalizar o trabalho, deve sempre ser priorizada a cidade principal e região que ela atua com mais força, iniciando seu trabalho de divulgação, gerando audiência para daí desenvolver o resto do país.

Fazer um lançamento nacional inicialmente depende de muito investimento e muitas vezes se torna inviável, sendo assim o ideal é ir conquistando seu espaço aos poucos porque o tiro grande é pesado.

Se nunca ninguém ouviu falar daquele cara, somente com muita sorte em um trabalho com muito investimento, há alguma chance de ter sucesso.’

Mas gente, vamos ser honestos, isso é quase como tirar o prêmio da Mega-Sena, né mesmo? Somente com muita sorte! 

Ah, pra você saber quem é o Felipe Lebu, segue uma fotinha em almoço com ele e os idealizadores da Exponeja.

Profissionais de Divulgação em Rádio para Artistas
Felipe Lebu, Rafa Macedo, Dhiego Bicudo e Gesoaldo Jr em reunião para a Exponeja

Divulgador: Conheça especialistas com divulgação em rádio

É importante você conhecer um profissional fundamental nesse processo de divulgação em rádio. Essa pessoa, que será seu colaborador, é chamada de Divulgador.

Divulgador é um nome comum nesse meio e você vai, com certeza, ouvir com frequência, então você deve se informar para conhecer quem são os divulgadores da sua região. Aquele que tem melhor destaque e é reconhecido pelo mercado como alguém com diferencial em seu ramo de atuação.

E, a partir disso, essa busca deve se expandir para seu estado, região e por todo o país. Isso poderá acontecer, se você souber filtrar os divulgadores principais que poderão agregar muitas chances para você. Desde que tenham uma experiência grande, com anos de estrada e bom relacionamento nas rádios.

A experiência de um grande Divulgador de Rádio do Paraná

Se você pesquisar por Divulgadores em Rádios no Paraná, vai, sem dúvidas, vai encontrar e ouvir falar de Gerson Munaretto*, pioneiro no rádio, muito conhecido e forte dentro do estado. Do Cristiano Munhoz, do Baldo, da Regina, do Mineirinho e outros mais.

Assim como temos em São Paulo: Rodrigo Rener (@rodrigorener), Chileno (@chilemusic), Edinho (@alpha_divulgacoes), Chico Pardal*, Paulinho, Manezinho do Prado e o Ivan Cláudio.

Em Minas Gerais, o Santo Trevisan (@santotrevisan), o Magal para o Mato Grosso, o Leandro (@leandrodivulgador) no Rio Grande do Sul e o Daniel (@danieldivulgadorsc) para Santa Catarina.

Sobre eles, diz Felipe Lebu:

“Esses caras* são ícones do Brasil, são mitos, entendem tudo cada um na sua região até mesmo porque os trabalhos são diferentes.

A atuação deles é muito focada em trabalhos promocionais como CD e visitas de pé na estrada, eles dependem exatamente desse trabalho desse relacionamento como forma de divulgação.”

Como incluir suas músicas nas rádios do Brasil

E por falar em bons divulgadores,  convidamos também o Santo Trevisan, que atua nas regiões de Minas, São Paulo e Santa Catarina com o planejamento de rádio para todo o Brasil. Ele irá nos orientar sobre como incluir músicas nas rádios nacionais.

Divulgação em Rádio para Artistas com Profissionais do Paraná
Dhiego Bicudo da ICOMP, Polly Ferreira da Deezer Brasil e Santo Trevisan em visita à Agência ICOMP.

De acordo com Santo Trevisan, para alcançar sucesso em rádios você precisa:

  1. Primeiro, você deve ter a música muito bem gravada com qualidade dentro de um padrão de estúdio.
  2. Segundo, que a composição seja realmente a sua verdade e não apenas uma música da moda, siga seus instintos siga uma história de seu trabalho.
  3. Terceiro, você deve incluir a música no mercado e isso requer certa estrutura ou agência de marketing, direcionando a partir de reuniões para que conheçam você, conheçam sua história e em comum acordo achem o caminho a seguir.

A rádio hoje tem um alcance muito grande segundo a ABERT, esses são os números das pesquisas:

O rádio alcança 90% da população do Brasil, sendo que 70% dos pesquisados utilizam o meio como forma de entretenimento e 50% para ouvir notícias. Os dados estão no levantamento realizado pelo Ibope Media.

A pesquisa também apontou os hábitos dos ouvintes. A música sertaneja é a preferida da população com 50%, seguida pela MPB, com 41%.

De acordo com os números, o brasileiro ouve rádio cerca de 3 horas e 50 minutos por dia e a maior audiência é às 10h da manhã.

50% dos pesquisados escutam rádio em casa, 10% no carro e 5% no trabalho. A pesquisa mostrou os demais veículos usados simultaneamente ao rádio. A internet é a mais usada pelos ouvintes, com 18%. Já 16% ouvem o rádio assistindo televisão, 13% lendo jornal e 12% lendo revistas. 

A partir do estudo absolutamente exclusivo para cada artista, e sempre com parceria de um mentor da carreira, também o responsável de rádio e uma agência especializada em marketing digital. Você começa a planejar qual região quer atingir, qual região é a mais acessível para possíveis shows e a partir daí contrata-se o profissional em comum acordo com o planejamento.

E segue uma linha de trabalho nas rádios com um divulgador que deve ter um bom relacionamento nas rádios, com real interesse no artista e acreditar na música que foi previamente planejada.

Normalmente, o divulgador faz as negociações para promover a música na rádio, caso aquela região que foi planejada tem o interesse, então é feito a promoção com rádio para ter maior execução, mas isso não quer dizer que tenha que sempre ter um trato comercial.

A forma como é apresentada todas as rádios recebem as músicas. Com o trabalho do divulgador é maior acesso as rádios, e com isso sua execução. Neste, rádio alguma deve ser esquecida a não ser que, não seja o perfil da musica ou do artista em questão.

Quando você coloca nas rádios, mídias digitais, plataformas de streaming e profissionais com credibilidade a possibilidade de execução e vendas são reais.

Nenhuma música está fora de ser executada. Tudo depende de como o trabalho será feito.

O divulgador tem monitoramento online da música para cruzamento de dados e para informar ao gestor de carreira e a agência, coletando a melhor forma de impulsionar a divulgação e as vendas.

Pé na Estrada

Com uma atuação regional forte, você vai perceber que essas conexões com as rádios são cruciais. O relacionamento com os divulgadores e com as rádios permite manter um trabalho intenso de marketing artístico. Essa etapa é conhecida como pé na estrada.

Você ainda vai ouvir falar muito desse pé na estrada e vai poder colocar isso no seu planejamento, trabalhando um pé na estrada aí na sua região. 😊

Essa ação com os divulgadores consiste em:

  • visitas nas rádios;
  • participação em programas das emissoras;
  • fotos e vídeos que não podem faltar por lá para uso nas mídias sociais;
  • entrega de materiais promocionais e brindes para os ouvintes;
  • ter maior retorno de visibilidade.

Assim, sem perceber, sua experiência se amplia e será a base para voos mais altos e ambiciosos! 😊

Definindo a sua atuação

Identifique as rádios de sua cidade e região num raio de 80 a 150 km. Se informe sobre as rádios no seu estado e faça pesquisas sobre:

  • como funcionam;
  • como é a programação;
  • conheça suas audiências;
  • de que forma trabalham a divulgação dos trabalhos.

Acesse suas mídias sociais para que você possa coletar um pouquinho desses dados e conhecer com mais profundidade sobre essas emissoras e poder traçar suas estratégias de ação.

Abrindo as portas da Divulgação em Rádio

Ao fazer seu dever de casa para chegar às rádios, você contribui para algumas conquistas, claro, mas com o trabalho já em andamento, em desenvolvimento dentro das mídias sociais.

Isso é muito importante para chegar com o histórico já bem trabalhado:

  • release do projeto e da carreira;
  • divulgação nas mídias sociais;
  • fotos e vídeos de divulgação;
  • materiais promocionais;
  • site oficial;

Tudo bem caprichado, combinado?

Isso é importante para abrir portas e mostrar que tem como comprovar tudo na realidade e que sua carreira não é somente uma ideia e vontade. Mas tem muito trabalho por trás.

Sobre isso, Felipe Lebu ainda orienta:

“Pense sempre que tocar nas rádios não traz retornos imediatos, pois, para isso, é necessário um alto investimento por parte das emissoras e não é comum que isso ocorra.

Isso ocorrerá aos poucos e estará relacionado a aceitação de seu trabalho pelo mercado, que caso ocorra aí sim seu produto passa a ser sucesso e se tornará atrativo como investimento às rádios.

Este é o ponto onde o artista é chamado para participar em eventos das rádios como projetos de shows comemorativos, promoções etc.”

Construindo seu plano de carreira

Como em qualquer coisa na vida o planejamento é fundamental para ter uma possibilidade maior de sucesso, então na música funciona da mesma maneira.

Planejar detalhadamente é importante, prevendo as etapas e os resultados esperados. Isso faz com que o projeto possa ser realizado de forma correta e até ajustado, se necessário.

Ao construir um plano, você vai perceber, em alguns escritórios um pouco mais estruturados, que existem profissionais de relacionamento com rádios. São aquelas pessoas que possuem experiência dentro do rádio e foram contratados diretamente pelos escritórios artísticos. Olho nelas, tá certo? 😉

Opinião final de Felipe Lebu

Conforme diz nosso convidado Felipe Lebu, não há como agregar em nada na carreira se não seguir essas dicas relativas ao rádio.

Caso você não as siga e leve tudo que falamos com seriedade estará muito sujeito a simplesmente se tornar mais um cantor ou dupla de três meses de contrato, gastando muita grana e sumindo por falta de investimento nas rádios.

As rádios fecham normalmente um acordo de três meses. Então, é importante você ter essa informação, e aí, se não tem solidez em sua estratégia de sucesso e abordagem, essa continuidade se torna um contrato de 90 dias. Já viu, né? Aí retira os pedidos e não acontece mais nada.

Não seja esse tipo de artista!

Uma ajudinha da ICOMP no Rádio

Buscando novos caminhos e alternativas para o relacionamento entre cantores, duplas e bandas com as rádios, eu estou lançando um projeto para facilitar essa divulgação. A minha agência não trabalha com divulgação diretamente no rádio e sim com foco em marketing para artistas, mas há novidade por aí. O projeto NoRádio vai organizar, planejar e lançar campanhas de artistas nas mídias sociais das principais rádios nacionais. Para o artista, o projeto ajuda a  conquistar novos fãs e ampliar a divulgação da música nas principais rádios. Já para as rádios, promove o aumento do faturamento e da relevância da rádio com suas mídias sociais e site. Para ficar sabendo em primeira mão, registre seu interesse em participar conosco desse projeto.

E aí, gostou?

Espero ter contribuído para seu conhecimento e ações a adotar para melhorar sua atuação na  divulgação em rádio.

Pense sempre em se fortalecer regionalmente para ter uma base forte nacional. Se precisar de uma ajuda e mais dicas para sua carreira artística, agende uma consultoria grátis comigo aqui.

Pedir orçamento para divulgar em rádio

 

Comentários

comentários

2 comentários Adicione o seu

  1. Alex Ferreira disse:

    Bom dia!
    Eu me chamo Alex, sou mais conhecido como Evangelista Alex sou cantor, compositor e escritor e estou buscando meu espaço no mercado e suas dicas tem sido de muito valor para comigo, eu já fiz alguns programas de radio e ate TV, matéria em jornais atualmente estou com a musicas sendo muito bem aceitas nas radias oline inclusive na do Raul Gil mas, ainda não estou vivendo da musica, não consigo me inserir no meio dos divulgadores e dos contratantes para fechar show , eu gostaria de saber quanto é o investimento mínimo para contratar o serviço de vocês.
    Antecipo meus agradecimentos e até mais.

    1. Dhiego Bicudo disse:

      Oi Alex,

      No começo do ano eu te enviei uma proposta e depois alguns e-mails, mas você não me retornou.
      Vou te enviar uma nova proposta ok? Atento ao seu e-mail aí 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.