O que um cantor NÃO deve fazer nos grupos de WhatsApp de música

Alô, cantor! Hoje queremos destacar um assunto: a importância de manter uma participação em grupos de WhatsApp de música como forma de alavancar a sua carreira. Então, preste bem atenção, ok? 😉

Muitas dúvidas surgem quando se aborda o uso desse aplicativo tão popular, e, principalmente, a forma correta de manter uma relação profissional, utilizando seus recursos. Ou seja, o que pode ser feito para melhoria de sua carreira profissional.

Então, vamos ver como você pode fazer sua divulgação dentro do whatsApp, para se destacar e ficar bem na fita, tranquilo e favorável. 😊

Para isso, é importante avaliar a qualidade dos grupos em que você está e aproveitar ao máximo todas as possibilidades para contatos que podem alavancar sua carreira. Top demais, não é?

Algumas avaliações devem ser feitas por você ao participar dos grupos, entre elas é importante saber, por exemplo:

  • Qual seu propósito?
  • Por que você participa desse grupo?
  • Como está contribuindo ao divulgar seu conteúdo?
  • Como está se relacionando com os participantes do grupo?

Podemos destacar que uma das principais finalidades de grupos de WhatsApp é permitir que você estabeleça contato de maneira profissional e possa também divulgar da melhor maneira possível seu trabalho.

Nesse caso, a ferramenta passa a ser totalmente integrada à sua estratégia, tanto de divulgação como de possibilidades de melhorias de seus recursos. Tudo para conseguir se destacar no meio musical.

Por ser um aplicativo tão importante, é necessário que se tenha uma compreensão que deve ser utilizado da melhor maneira possível para obter os melhores retornos.

Dessa maneira, vamos então apresentar informações sobre aquilo que você não deve fazer em grupos de whatsApp de música para atingir seus objetivos de carreira. Fechou? 😉

1ª Dica – Não faça spam!

Fazer Spam é enviar uma mensagem, vídeo ou imagens para listas de pessoas e  grupos tudo de uma vez, sem analisar quem estará recebendo e sem essas pessoas terem pedido ou autorizado esse recebimento.

Imagine a seguinte situação: Uma pessoa que você nem conhece começa a te enviar diversas propagandas que nem é do seu interesse. O que você faz? Bloqueia ou pega asco da encheção de saco, né?

Então, é o que as pessoas pensam de você quando você faz isso. Quando envia seus links, todas as fotos do show e fica implorando para ouvirem sua música. Não seja esse tipo de artista, isso não é nada profissional!

Este tipo de ação é inconveniente e de extremo prejuízo à sua imagem. Acabam não trazendo quaisquer benefícios, muito pelo contrário.

Nesse caso, a percepção da sua carreira fica bastante comprometida, pois sua divulgação fica vinculada a uma prática mal educada, trazendo percepção negativa a sua imagem.

Isso se agrava com uma quantidade enorme de banners anexados às suas mensagens nos grupos de whatsApp de música.

Avalie a situação inversa, isto é, se você acessa um grupo e recebe uma série de spams. Como se sente com essa situação: motivado a continuar participando daquele grupo ou resolve abandoná-lo?

Pois é isso mesmo, o spam causa uma sensação de desprezo por quem está postando este recurso e assim não motiva as pessoas a seguir interagindo com você, ou até mesmo, a permanecer naquele grupo, muito menos a ouvir sua música ou te contratar para um show.

2ª Dica – Evite o uso de banners!

Entrar nos grupos somente para usar banners é um erro muito sério, pois fazer dessa forma não estreita nenhum relacionamento com o grupo e seus membros. E aí fica uma função mecânica, sem gerar nada de bom entre o artista e seu grupo.

Perceba que os grupos de whatsApp de música são compostos por pessoas que não desejam ser importunadas por banners em excesso. O lance é aumentar o conhecimento sobre o cantor e, dessa maneira, ter mais interesse por seu trabalho.

Você conseguirá chamar atenção nos grupos a partir do momento em que oferecer informações diferenciadas, relevantes e diretas, focando especificamente na apresentação da carreira ou de lançamentos.

O envio de suas informações deve ser feito na oportunidade certa, quando for solicitado e para a pessoa certa, que deseja conhecer seu trabalho. Isso significa que, antes disso, você já deve ter feito um contato inicial.

Foque no perfil dos participantes, chame-os no privado, mas não envie vários banners diariamente e sem parar. Isso só desgastará o interesse que estiver sendo estabelecido no início de um relacionamento. ❤

3ª Dica – Não use links de YouTube indiscriminadamente!

Os grupos de whatsApp de música devem ser tratados de forma extremamente criteriosa, com foco em seu crescimento profissional na área artística, ok?

Portanto, você deve fazer uma avaliação sobre a maneira como está compartilhando seus links de YouTube.

Veja se está utilizando links com muita frequência, não deixe de avaliar com exatidão se estão trazendo retorno efetivo. Se não, repense. Isso cansa o pessoal do grupo, que acaba se desinteressando.

Muita gente utiliza todos os grupos para enviar links e esquece que há muita oportunidade à espera de artistas nos grupos. Por isso, poderiam ser explorados em benefício de seu trabalho.

Existem grupos com agendas, contratantes, compositores, divulgadores, assessores, profissionais do meio e fornecedores. Sendo assim, a qualidade existente nos diversos grupos têm de ser usada em seu favor.

Imagine um contratante ou um contato muito importante que participa de vários grupos de whatsapp de música, como é o meu caso: eu recebo várias vezes o mesmo link, banner, fotos que um artista enviou, porque ele selecionou a opção “enviar para todos” sem nem filtrar os alvos.  Sério, não seja esse artista se quiser conquistar o mercado.

Não continue com o procedimento de envio de links e quando tiver a oportunidade de enviar, passe a enviar URLs e links amigáveis. Envie seu link personalizado, com o endereço do seu site e não do Youtube.

E aguarde carregar a imagem de visualização, que chamamos de thumbnail do vídeo. É só colar seu link, dar um espaço e aguardar 20 segundos. Você consegue, rs.

Olha esse exemplo da nossa cliente Paula Fernandes, perceba que carrega uma imagem de miniatura bem enquadrada e o texto é no tamanho certo para a visualização, ou seja, aproximadamente 130 caracteres (contando letras, pontuações e espaçamentos). 

Levando as pessoas para o seu site, elas poderão conhecer sua história e todas as suas informações e assim terá uma ótima percepção de seu profissionalismo. Além disso, no seu site você não concorre com outros conteúdos e cantores, como é o caso de quando você manda alguém acessar o Youtube.

4ª Dica – Não publique galeria de fotos nos grupos de Whatsapp de Música!

Muitos artistas pensam que uma divulgação eficiente dentro de grupos de WhatsApp de música deve ser feita por meio de galeria de fotos. Nesse caso, acabam enviando dezenas de fotos, para os grupos.

Esse critério é um erro, pois quando se faz essas publicações, está se considerando que todos que verão as fotos se identificarão com elas, entende?

Seria como se os participantes tivessem estado com você nesses momentos, compartilhando de toda a alegria dessas ocasiões das apresentações em determinada cidade. Mas isso não é possível.

Afinal, a internet atinge pessoas de todas as partes. E, na maioria das vezes, quem integra os grupos não pertence à cidade retratada nas fotos. Por isso, não têm interesse algum em ver os registros feitos. Então, não faça isso! 😮

As galerias de fotos não devem ser usadas nos grupos de WhatsApp e sim no seu site. Por serem mais direcionadas à apresentação pessoal e de sua agenda.  

5ª Dica – Tente evitar vídeos longos sem estar na plataforma correta!

Os grupos de whatsApp de música devem seguir uma regra quanto a não utilizar vídeos diretamente por meio destes grupos. Esta última dica é um alerta para aqueles que esquecem de onde devem ser publicados seus vídeos.

Vamos esclarecer: vídeos devem ser postados no Youtube, Instagram e no  Facebook e etc.; não fazendo sentido algum encaminhar vídeos longos e pesados dentro dos grupos de whatsApp. Haja memória de celular, né? 

6ª Dica – As composições e a escolha do repertório. Nada nisso acontece por lá. Entendeu?

Os grupos de whatsApp de música não foram feitos para você enviar TODAS as suas composições e NÃO É POR LÁ que acontece a escolha do repertório do projeto. Por isso, use eles para gatilhos pontuais sobre o assunto e convide sempre para os interessados chamarem você no privado. Assim, os participantes vão perceber sua necessidade e aos que podem continuar a conversa, serão feitos diretamente com você. Ficou claro isso? Até, por que, esse assunto de composições e de repertório são muito importantes e até estratégicos para você abrir a roda e achar que todos que estão por lá vão participar desse seu momento.

7ª Dica – Quem nunca se envolveu em uma polêmica ou comeu uma pipocaquinha?

Eu sei! Mas, tente não inflamar ou carregar demais suas palavras e áudios em polêmicas. De repente, respire e deixe passar o assunto. Mas, porém, todavia! Às vezes, não dá! Eu mesmo, até tento! Quando vi, booooooom! Mandei aquele áudio ou mensagem mais firme, grossa e até mal educada. Não dá! O povo gosta de enviar a pipoquinha e pedir #Pas, rs. De repente, você gastou tempo e energia em uma assunto e com uma pessoa que não vai ajudar em nada o seu projeto. Então, vamos juntos, respirar e continuar fazendo e construindo bons relacionamentos nos grupos. E sempre que possível, tente encontrar os participantes pessoalmente, isso vai adiantar quilômetros de equívocos e más interpretações de suas mensagens por lá! Vida longa aos grupos de qualidade!

E por fim, os melhores grupos de whatsapp de música que participo. Se você tiver um grupo, me convida, hein.

Eu participo de muitos grupos de Whatsapp de música, a maior parte deles é tão seleta que você precisa ser convidado para fazer parte. Então, nem preciso dizer que, se o artista se comporta mal dentro do grupo é cortado sem dó. Então, é muito importante também você analisar as regras de cada grupo e segui-las. Isso faz parte de ser bem educado dentro dos grupos de whatsapp de música, afinal tem muita música boa circulando no whatsapp além da sua. Eu selecionei os 5 melhores grupos voltados para artistas que vale a pena você dar uma olhada:

TVSertanejo ➡ Debates

Um dos melhores grupos para debates e bastidores da música, administrador por Maurício Ferigato.  Sabe aqueles grupos chatos cheio de links e que nada agregam? Lá eles são diferentes! Debatem tudo sobre o sertanejo musical e aprendem que juntos podem fazer melhorias no mercado da música. [Entre agora no grupo TvSertanejo]

Aline Morais Divulgações

Um excelente grupo para suas divulgações, parcerias e relacionamento sério e competente com o mercado, principalmente do Sudeste. Ou seja, você precisa conhecer a Aline Morais, né?

DIVULGADORES E ASSESSORIA

Neste, gerenciado pelo Elder Fernandes (Elder Paradão) com profissionais do meio, entre divulgadores e assessoria com muita experiência na música.

Sertanejo S/A

Neste, gerenciado pelo Everton Neguinho com muitos artistas, profissionais do meio e participantes do Worknejo, evento organizado pelo mesmo.

SHOW BUSINESS BRASIL

Neste, gerenciado pela Gigi Guedes com participantes bem ativos no mercado da música.

Ah, se você participa ou tem  grupos de whatsapp de música  que sejam muito bons,  deixa seu comentário abaixo que vou conhecer e adicionar ele aqui na lista!

Por fim, outros assuntos fora da música, não né?

Como você viu, grupos de WhatsApp de música têm diferenciais que, se bem utilizado, pode gerar grandes resultados para sua carreira. Porém, podem representar um risco, caso não sejam aproveitados de forma correta. Passamos aqui dicas básicas a serem seguidas para não errar na sua divulgação e obter retornos positivos para uma carreira de sucesso.

Você que é cantor, dupla ou banda, pode tirar outras dúvidas e ter uma assessoria forte para alavancar sua carreira conosco! Agende aqui sua consultoria grátis comigo! 😉 👇


Comentários

comentários

1 comentário Adicione o seu

  1. Kaue disse:

    Eu acho ser cantor muito bom e ótimo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.