O que fazer para divulgar minha música no Instagram

E aí cantor, muita luta para se destacar? Não está fácil, né? ☹ Mas vamos descomplicar neste conteúdo. Tenha calma! 😊 Você deve estar se perguntando: como divulgar minha música no instagram da melhor forma possível? Então, é essa a pergunta que vamos responder no texto de hoje.

Você já deve ter percebido que o mercado artístico está bastante competitivo e exigente, quanto à consolidação do sucesso que muitos buscam em uma carreira, bem como seu potencial retorno financeiro.

No meio musical, nada vai acontecer se você não correr junto com as tendências de divulgação de sua produção musical.

E isso é o que vamos responder com relação ao uso de uma das ferramentas mais dinâmicas, como o Instagram, um excelente recurso para mandar bem em seu projeto de carreira profissional na música.

Se você é cantor, tem uma dupla ou banda já sabe: uma das maiores dificuldades para divulgar música é conquistar audiência e um público fiel. E se você ainda não entendeu a importância das mídias sociais nesse ponto, é melhor começar a agir.

Hoje em dia, praticamente todas as pessoas estão conectadas. Por isso, um trabalho bem feito no Instagram pode te ajudar – e muito – a encontrar pessoas que escutem sua música, adicionem em suas playlists e vão a seus shows. <3

Instagram pode ser vilão ou mocinho da sua divulgação musical

Então, fica a reflexão: como está o seu uso do Instagram para que essa verdadeira mídia social trabalhe em seu favor? Usando somente como uma diversão e exposição? Ou focando no retorno de seu trabalho?

Bem, o Instagram teve um crescimento de influência imenso no meio musical e se tornou uma excelente ferramenta que o artista, mas nem sempre é usada da maneira correta.

Responda sinceramente:

  • Como está seu dia a dia no Instagram?
  • Como está a frequência de conteúdo disponibilizado? Será que não está vaidoso ou sonhador demais?
  • Será que não está visitando demais o perfil daqueles cantores que você gosta e perdendo seu tempo de trabalho, de ensaio, de dedicação?

Então, veja algumas informações de como o Instagram é uma ferramenta importante, assim como pode ser uma pequena vilã para todos que estão vivendo o dia a dia da música.

Cuidado para não entrar e ficar na “Ilha de Caras”

O robô do Instagram pode ser traiçoeiro. Você acha que seus posts estão bombando e todo mundo está curtindo e comentando, mas deve parar para analisar quem são essas pessoas. Podem ser sempre seus amigos, conhecidos e parentes ou os mesmos fãs de sempre. Isso acontece porque o robô tenta mostrar suas publicações para as pessoas com as quais você mais interage e que mais interagem com você. Nesse caso você acaba entrando e ficando em uma ilha, sem conseguir expandir a base de fãs. Esse engajamento vai alimentando seu ego e você não consegue perceber as limitações que está.

Mais uma vez, eu ressalto a importância de se relacionar, responder e interagir com todos os seus fãs e seguidores. Seguir de volta, comentar sempre que possível e etc. O sucesso do seu Instagram depende sim de conteúdos de qualidades, mas que devem ser aliados a um relacionamento muito bom, contínuo e diário.

Instagram é ferramenta de relacionamento

Para divulgar minha música é importante dar mais atenção ao quê?

Instagram é uma ferramenta de relacionamento, você pode compartilhar seu conteúdo diário, trazer conteúdos para sua linha do tempo e principalmente seus Stories.

Mas tenha cuidado, pois as pessoas têm de se relacionar e o Instagram é uma vitrine disponibilizada para ter contato com os fãs de base que está construindo, de relacionamentos que está tendo.

Eu vejo muitos cantores publicando loucamente no stories fatos irrelevantes ou fúteis para seus fãs. É preciso ter equilíbrio, discernimento para não acabar com um excesso de posts que ninguém está interessado ou perder muito tempo de trabalho, só alimentando seu próprio ego. Quando for publicar um conteúdo, é preciso sempre se perguntar:

  • Será que meus conteúdos são relevantes para meus fãs?
  • Estou respondendo a todas as interações?
  • Que tipo de conteúdo meus fãs mais gostam e interagem?
  • Esse conteúdo irá gerar que tipo de impressão?

Por isso, é muito importante que você construa um calendário de conteúdos, estabeleça conteúdos relevantes para aqueles que acompanham seu trabalho. Assim, as pessoas terão interesse em segui-lo.

Não basta compartilhar grandes quantidades de informações sem que sejam relevantes para quem está acessando seu Instagram. Neste caso, inclusive investir numa melhor qualidade de fotos e vídeos, é fundamental para chamar e prender a atenção das pessoas.

Desta forma a chance de sua exposição dar maior retorno é muito grande.

Tenha um Instagram de Verdade, não de Vaidade!

“Para divulgar minha música eu vou destacar todas as minhas qualidades”.

Se você pensa assim, isso é um grande erro, descarte investir numa vaidade exagerada, use a ferramenta entendendo seu significado e utilizando em seu cotidiano.

Isso faz com que as pessoas possam conhecer a sua verdade. Então, artista, deixe que conheçam a sua essência. Essa é a trilha ideal para que estejam mais interessadas no que você vá produzir.

Pare de copiar aqueles cantores já consagrados que você segue, e seja autêntico!

Deixe que conheçam quem você realmente é no dia a dia, mas sem exageros. E dessa maneira chamará mais atenção do que qualquer outra coisa. Seja você mesmo!

Fale sobre sua história e seu projeto musical, de forma simples e direta, como foi trajetória até agora e como vem formando seu trabalho, assim seus esforços serão recompensados pela conquista de seguidores muito mais fiéis.

Instagram deve ser apenas conteúdos estratégicos

Ao querer realmente divulgar minha música, devo me preocupar com meus conteúdos, correto?

Investir em qualidade de conteúdos, com frequência, participação, engajamento e respostas aos fãs são fatores fundamentais para utilizar de forma mais correta o instagram, obtendo maior retorno de seu trabalho.

Mesmo que você venha usando o instagram com bastante frequência, caso não se preocupe com esses aspectos e priorize seu conteúdo, de nada valerá para conquistar seu tão sonhado retorno.

Você deve fazer com o que publica no instagram gere interesse de verdade. Sabe por quê? É a melhor forma para que os novos visitantes e seguidores comecem a te apreciar, passando a ser fiéis e ativos em acompanhar seu trabalho.

Mostrar-se sempre presente e inovando postagens a cada dia é fator determinante para atrair um público maior. Porém, a preocupação com esses conteúdos deve vir à frente de qualquer outra coisa. Não adianta quantidade, sem qualidade.

Use o recurso de stories que sempre atraem boa audiência. É claro, se forem bem-feitas e passarão a gerar interesse sobre suas atividades musicais.

Seja cauteloso ao utilizar Instagram

Não se envolva em polêmicas, pois isso pode dificultar sua divulgação e imagem. 😮

Pense que, ao se empenhar em aprender a como divulgar minha música, estará exercendo um relacionamento com aquelas pessoas que passarão a admirar seu trabalho e você.

Evite conflitos e confusões. Nunca entre naquela tentação de dar respostas a provocações. Isso somente faz com que você se desequilibre e perca o foco em seus objetivos.

Ter cautela no relacionamento com seu público é o ideal para conseguir estabelecer uma parceria legal. No meio musical, essa regra deve ser perseguida para você se dar bem. 😊

Procure o engajamento das pessoas por meio de sua atuação no instagram, de forma mais natural possível. Sempre lembrando: com uma interação positiva junto a esses seguidores.

Escolha as parcerias certas para fazer bonito no Instagram

Você viu que várias são as ações para você aprender a  como divulgar minha música no instagram e, para que isso ocorra da melhor maneira, recorra a uma assessoria profissional e eficiente. Você não precisa saber fazer tudo, precisa apenas ter as pessoas certas acompanhando sua carreira.

Aqui na agência ICOMP nós atendemos muitos artistas e temos mais de 12 anos de experiência com marketing musical. Então aproveita e agende grátis sua consultoria de marketing artístico aqui nesse link.  😉

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Professor, marido e pai de dois filhos (uma dupla, quero dizer, rs) com mais de 12 anos de experiência em marketing para o lançamento e divulgação de músicas na Agência ICOMP para cantores, duplas e bandas no Brasil.

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