Por onde começo minha divulgação de músicas?

Você já passou pela experiência de gravar sua música, EP, CD ou DVD e agora precisa começar a divulgação das músicas deste trabalho? 

Se sim, vai concordar comigo que depois desse passo tão importante, vem aquela dúvida: “Por onde começo minha divulgação de músicas?” É nesse momento que muitos cantores me procuram e fazem muitas perguntas que são comuns por aqui.

Dhiego, como você pode me ajudar com a divulgação de músicas? Devo fazer CDs na divulgação? Como crescer os ouvintes no Spotify? Saio divulgando links de Youtube no WhatsApp? Como inserir nas playlists? Começo quando com as rádios, etc? 

Eu fico feliz por essa procura, mas também preocupado, quando os projetos se dedicam a seguir apenas um caminho ou uma única estratégia. Pois foi o tempo em que pensar na divulgação eram apenas fazer a distribuição de CDs, até porque, vem diminuindo quem ouve CD, né? Mesmo sendo uma estratégia que funcionava anteriormente, não podemos deixar de fazer, pois ainda é um ótimo cartão de visitas do cantor profissional durante suas visitas e compromissos.

Infelizmente, o que eu vejo acontecer muito é que, por não ter conhecimento ou uma orientação profissional, os cantores acabam gastando (ou queimando) dinheiro na produção e logo em seguida, falta tudo para iniciar com estratégias de divulgação para trazer algum resultado.

Posso dar uma dica? Divida sua verba por 2. Como assim Dhiego? Use metade para produzir e metade para divulgar. Não faz sentido, ter um carrão e depois não ter combustível para andar com ele, não é?

Por isso, antes de investir todo seu dinheiro na composição, na produção musical, em fotos, caixas de CDs para divulgação de músicas, rádios e até ônibus é preciso fazer um bom planejamento do que lhe trará resultado, ou seja, te tornará conhecido e ajudará a vender mais shows.

Eu fiz um vídeo muito interessante com orientações em como fazer um planejamento na prática no Youtube.

divulgação de músicas

Agora, pense em seu projeto e em sua carreira, conforme os 4 apontamentos que irei fazer. Você está preparado para começar?

1. DIAGNÓSTICO E PLANEJAMENTO PARA DIVULGAÇÃO DE MÚSICAS 

Aqui na ICOMP eu costumo avaliar cada projeto, procuro aproveitar aquilo que é bom (isso vai economizar no orçamento). De repente pequenos ajustes na logo, ou a escolha de fotos diferentes vão ajudar a extrair o melhor dos seus diferenciais, só é preciso ter um olho calibrado pra isso.

Não adianta pensar em copiar o cantor que você se inspira, pois o que dá certo pra ele, pode não dar pra você simplesmente por você ainda não estar no mesmo momento em que ele está. Então precisamos entender a fundo o seu estilo, potencial de crescimento e o mercado que pretende atuar.

Então, a partir desse diagnóstico nós fazemos um planejamento para divulgação que envolva todas as peças de campanha de lançamento do cantor, incluindo também a capa para as plataformas digitais, a padronização para as mídias sociais e os impressos para o uso de CDs na divulgação, se necessário.

2. LOGOTIPO E IDENTIDADE VISUAL

Começamos pelo logotipo e identidade visual, para que o cantor garanta o fortalecimento da sua marca, tenha originalidade e que seja bastante comercial. A partir daí, pensamos nos elementos que irão compor a ideia da capa do álbum ou do single que são importantes para divulgar sua música em todas as plataformas digitais como Spotify, Deezer, Napster, Apple Music, Play Música, Palco MP3, Sua Música e no próprio Youtube. Nessas plataformas ao fazer o upload das suas músicas, por meio de um agregador ou gravadora para distribuição, você irá precisar da arte da capa, o que te dará uma visibilidade do seu projeto, seja ele um single ou um álbum.

3. SITE OFICIAL DO CANTOR

Depois de definido o conceito visual e as peças da campanha de divulgação de músicas, avançamos para desenvolver um site oficial para os cantores, ou seja, um site onde seja possível organizar as informações de sua carreira, além de inserir agenda de shows, a discografia, links para as mídias sociais e as plataformas digitais, os primeiros cadastros de fãs e a disponibilizar os materiais para contratantes como logotipo, fotos de divulgação, rider técnico, mapa de palco e listas de camarim, entre outros) e os telefones de contato.

Com o site, vamos criar urls amigáveis para usarmos na divulgação. Nada de ficar usando links do Youtube, Ok?

4. ANÚNCIOS NO YOUTUBE, INSTAGRAM, FACEBOOK E AÇÃO COM BLOGS E CANAIS

Depois de ter um site oficial, o  cantor já está mais preparado, mas ainda não é suficiente para estourar uma música. Além de personalizar e padronizar todas as artes das mídias sociais, ainda fazemos ações de divulgação de músicas com anúncios no Youtube, no Instagram e Facebook. Para potencializar ainda mais, organizamos as famosas BLITZ de lançamentos, ou seja, contratamos a divulgação com blogueiros e influenciadores musicais para falarem da sua música. Tudo isso ao mesmo tempo. É o dia de lançamento da sua música, ou seja, é um tiro de canhão no mercado, rs.

Viu como não podemos pensar em apenas um caminho na divulgação de músicas? Parece complexo, mas quando quebramos isso por partes se torna bem possível. Eu falei superficialmente de cada estratégia, mas ao longo do tempo vou enviando mais conteúdos para explicar tudo detalhadamente, Ok?

Ps1: Se precisar de um “olho calibrado” para analisar sua divulgação,  clique aqui e agende uma consultaria comigo que te ajudo, Ok?

Ps2: Pra ajudar cantores eu lancei esse material em um canal no Youtube, chamado Trilha do Cantor, com etapas e conteúdos para ser um cantor de sucesso, já viu?  Se inscreva e assista gratuitamente! 

Comentários

comentários

1 comentário Adicione o seu

  1. Alex Ferreira disse:

    Ola!
    Quanto é o investimento de divulgação” Diego” ?

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