Redes Sociais para Artistas: Como organizar um calendário de conteúdos?

E aí cantor? Firme?

Hoje o tema é um assunto famoso: Mídias Sociais para artistas. Bem, se você é um artista ou gerencia as mídias sociais de um artista primeiro precisa aprender o termo correto, para não passar vergonha por aí. É bem simples:

Redes Sociais para Artistas

É criar relacionamento com as pessoas compartilhando objetivos e valores em comum. Portanto, você não precisa estar conectado à internet para fazer parte de uma rede social.

Mídias Sociais de Artistas

É o ambiente online ou plataforma onde podemos compartilhar conteúdos como fotos, vídeos e textos, como por exemplo um blog em um site, perfil do Instagram, página do Facebook, etc.

Como Planejar e Organizar as Publicações

Bem, eu já falei em outro post sobre o que postar no Facebook de um cantor, dupla ou banda, por isso hoje vou ensinar de que forma você pode organizar essas informações para não repetir posts, não perder datas bacanas e ter sempre um conteúdo criativo para suas mídias sociais.

Aqui na agência ICOMP nós atualizamos muitas contas de mídias sociais para artistas, por isso imagina o que aconteceria se a gente não se organizasse bem? Não podemos replicar conteúdo de um artista para o outro, então temos que manter tudo bem planejado e personalizado, além de ser muito criativos, rs

Cada artista nosso tem seu próprio calendário editorial, onde planejamos o que será publicado em cada data do mês. Por mais que exista um modelo de calendário com algumas datas que são aplicadas a todos, nós precisamos criar publicações personalizadas pois cada artista tem uma história, um estilo diferente.  

Datas Importantes de Mídias Sociais para Artistas

Quando falamos sobre mídias sociais para artistas é importante termos em mente que as datas importantes devem ser consideradas e receber postagens mais direcionadas para terem uma repercussão maior junto ao público.

Neste conteúdo vou descrever como fazer uma organização do calendário de posts para as mídias sociais de artistas, ok? 😊

Estabelecer um controle sobre datas comemorativas e relevantes para o setor são aspectos importantes para valorizar suas postagens.

No Brasil, existem muitas datas comemorativas ligadas à música e lembradas sempre como:

  • dia do cantor;
  • dia do compositor;
  • dia do rádio;
  • dia do radialista;
  • dia da voz;
  • dia do compositor brasileiro.

Além daquelas comemorativas do comércio como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, que possuem grande apelo sentimental.

Produzir conteúdos criativos e originais acabam por fazer uma diferença bastante grande na exposição de cantores, duplas e bandas. Para todos que apostarem em vídeos que contenham mensagens elaboradas especificamente para essas datas.

Desde que não sejam aquelas copiadas, mas sim que criem parceria e emoção no coração de quem está assistindo.

Utilizar as mídias sociais para artistas de maneira criativa e inovadora sempre garante um ganho imenso para quem se dispõe a investir em qualidade, e assim conquistar corações e mentes de consumidores e novos fãs.

A importância de ter um calendário editorial para Artistas

Para atualizar as mídias sociais para artistas de forma adequada e que possam contribuir para maior possibilidade de sucesso, é necessário construir um calendário que passe a representar os momentos necessários a realizar postagens de novas músicas e aquelas que se relacionem ao tema comemorado.

A inexistência um calendário que seja prático e de fácil visualização gera uma perda de oportunidade de se fazer presente em momentos importantes de exposição nas mídias e assim comprometer esforços que se realizam para se destacar num mercado tão competitivo.

Você pode estabelecer um calendário que atenda o contexto de seu trabalho e estilo musical que você adota.

Porém, o mais importante é não deixar a data passar em branco e, desse modo, não realizar nenhuma ação que possa expor seu trabalho de forma mais intensa. E nesse sentido, é importante que o calendário elaborado possa lhe auxiliar a alertar sobre as datas importantes com antecedência para criar sua estratégia de postagens.

Atuando de preferência com prazos antecipados de elaboração do material a ser divulgado há mais chances de realizar uma postagem de maior qualidade e com maiores chances de impactar de forma positiva seus fãs.

Modelo de Calendário de Posts para Artistas da ICOMP

Definir as estratégias de conteúdos de seu trabalho em datas específicas e importantes sob o ponto de vista comercial e sentimental são importantes para conquistar um novo público ou até mesmo manter sua base de fãs fiel a seu trabalho.

Para isso, a elaboração de um calendário adequado e dinâmico, que possa lhe alertar com antecedência para estas datas é de fundamental importância para que suas postagens nas mídias sociais para artistas surtam o efeito desejado de consumo. 😊

Vou compartilhar com você o modelo de calendário editorial de posts para esse fim de ano,  é o mesmo que usamos aqui na ICOMP. Nele você vai encontrar as datas interessantes para o mês, porém é apenas um guia para você personalizar conforme os seus objetivos e metas, combinado?

Baixar Modelo de Calendário Editorial para Artistas

Ps: Não se esqueça de que você precisa criar posts exclusivos, com alta qualidade visual e legendas que gerem engajamento com seu público. Se precisar de ajuda para atualizar suas mídias sociais, entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso 😉

Agendar Consultoria de Marketing Artístico Grátis ➡

Professor, marido e pai de dois filhos (uma dupla, quero dizer, rs) com mais de 12 anos de experiência em marketing para o lançamento e divulgação de músicas na Agência ICOMP para cantores, duplas e bandas no Brasil.

Comentários

comentários

1 comentário Adicione o seu

  1. Marcos disse:

    Boa tarde! Muito bom o conteúdos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.