Alô, cantor, dupla e banda! 😁 Hoje eu quero falar de um assunto importantíssimo: #MarketingMusical. Como estão suas estratégias para as mídias sociais, plataformas digitais e a sua presença digital?
As mídias sociais mais famosas do mundo – Instagram, YouTube, TikTok, Twitter, Facebook e as plataformas – Spotify, Deezer, Apple Music, Amazon, Tidal estão aí para aumentar a influência da sua música, construir uma ótima audiência e, claro, mostrar seu repertório que aumentam suas chances de agenda com futuros contratos fechados.
Por isso, tô chegando com essas 21 dhicas que podem te ajudar a ficar bem na fita nas mídias sociais e plataformas de streaming. Bora lá? Temos muito trabalho pela frente!
#1 – Foto de perfil
Caprichar na foto de perfil é essencial. Então, pegue sua melhor foto e atualize todas as suas conexões, deixando tudo padronizado. Escolha a foto que você mais se identifica e que melhor mostre seu lado artista.
Caso não tenha, recomendo fazer uma nova e atualizada. Não se esqueça do enquadramento, da luz, do figurino e do cenário, beleza?
#2 – Bio atualizada
A biografia – ou bio, como muitas pessoas chamam – é aquela parte localizada no topo de um perfil em determinada mídia social. Esse espaço precisa estar sempre (sempre mesmo) atualizado com as informações mais importantes do seu trabalho, como a localização que vai facilitar a logística aos contratantes, a chamada para seu single mais recente, as suas características como cantor solo, compositor e até hobbies. Ative os contatos que permitem em contas com perfil Criador de Conteúdos e explore a chamada de ação para o link do site oficial, do canal no Youtube ou direto em uma das suas músicas.
Uma dica valiosa também é sempre deixar algum e-mail e telefone para contato. Dessa forma, suas chances de fechar um bom negócio vão ser ainda maiores.
Para deixar tudo organizadinho, vale usar emojis para separar cada informação.
#3 – Conteúdos variados
Nada de ficar só no feed tradicional do Instagram, hein? Quando pegar uma plataforma para usar, trabalhe todas as possibilidades de conteúdo que ela oferece. No caso do Insta, existe os stories, IGTV, Guias e o Reels, que anda fazendo uma entrega orgânica bem legal para os usuários.
Mas de nada adianta fazer posts em diferentes formatos se eles não forem DE VERDADE! SEM MAQUIAGEM! Construa uma relação sincera e humanizada com seu público para futuramente ter fãs do seu trabalho.
#4 – Fazer comentários
Antes de publicar qualquer post nas mídias sociais, comece a comentar e a interagir com as publicações que já existem em sua linha do tempo. Dessa forma, o algoritmo vai perceber que você está ativo e vai entregar melhor seus posts futuros.
Nada de corpo mole na hora de interagir e responder as pessoas, ok?
#5 – Uso de hashtags
Colocar hashtags em suas publicações é outra forma de alcançar mais pessoas no seu Instagram. Existem quatro tipos de tags para você usar:
- Baixas menções;
- Médias menções;
- Grandes menções;
- Gigantes menções;
Cada uma delas tem um nível de alcance diferente e pode te ajudar a expandir o conhecimento do seu trabalho. Organize até 10 tags no primeiro comentário da sua publicação.
#6 – Menos maquiagem
Olha, vou ser bem sincero… Muitos artistas têm frescura na hora de postar qualquer coisinha nas mídias sociais. Ficam esperando o melhor momento para tirar a foto, para publicar e o que escrever na legenda.
Leve mais verdade em suas publicações e conteúdos do dia a dia. Não dependa sempre de fotos de estúdio, vídeos de lançamentos e cenários deslumbrantes pelo mundo! Faça o simples, mas crie conexões reais e aproxime os seguidores que vão se tornar fãs!
Conteúdos cheios de trelelê só vão atrasar a divulgação do seu trabalho. Por isso, foque na música, mas também mostre um pouco dos bastidores, mas sem ficar muito perfeccionista.
#7 – Consistência
Como está a frequência dos seus posts? É essencial pensar nesse ponto, pois é isso que vai ampliar o reconhecimento da sua música. Ajudando a construir seguidores fiéis do seu conteúdo e cultivando relações mais próximas.
Lembre-se sempre de ser verdadeiro e de analisar aquilo que mais tá agradando a galera.
#8 – Seguidores comprados? Jamais!
Um artista que compra seguidores perde a credibilidade com seus fãs, além de prejudicar o próprio engajamento. Isso porque a mídia social vai entregar seus posts para uma base de seguidores fantasmas e que não interagem com você. Afinal, eles são apenas números.
Neste caso, 10, 20 ou 100 mil seguidores comprados não fazem diferença alguma para seu marketing musical.
Faça sua caminhada na música com tranquilidade e crescimento de verdade. No começo pode até parecer difícil, mas, aos poucos, você vai criando proximidade com os seus seguidores que podem se tornar fãs.
#9 – Destaques do Instagram
Os destaques do Instagram têm um papel bem importante na hora de conquistar novos seguidores e apreciadores da sua música. Então, aproveite esse espaço para falar mais sobre você.
Deixe links para chamar as pessoas para te ouvirem, trechos de um novo trabalho que você gravou, informações de contato e muito mais.
#10 – Cronograma de posts
Chamar a atenção das pessoas que te seguem também envolve um cronograma de postagens organizado. Vale usar até aquela folhinha atrás da porta do quarto para organizar os posts que vem por aí. Minha dica é sempre se manter ativo, postando de domingo a domingo.
#11 – Tráfego pago
Investir um pouco em tráfego pago pode ser a estratégia certa para alcançar novos públicos que ainda não te conhecem. Você pode criar a distribuição patrocinada na plataforma onde seu público é mais engajado, podendo segmentar as opções de anúncios.
#12 – Insights do Instagram
Saber e não fazer continua sendo não fazer. Então, o que vocês estão esperando para analisar o que está dando certo nas suas mídias sociais?
O Instagram oferece a parte de “Insights” onde é possível ver o desempenho semanal das suas publicações. Dessa forma, fica mais fácil entender o que seu público está curtindo e aquilo que ele está. Não deixe de olhar para esses números!
#13 – Playlists
Essa é uma estratégia bem bacana e fácil de adotar no marketing musical. Ao montar playlists em seus aplicativos de streaming favoritos, você aumenta as chances do público cair em uma música sua, gostar e salvar na biblioteca dele.
Então, crie uma playlist usando o melhor do seu repertório e adicione algumas músicas suas no meio da de outros artistas. Daí, basta divulgar e fazer a galera escutar.
#14 – Aba Canais
Agora, vou falar um pouco de marketing musical para o YouTube, beleza?
A aba Canais fica oculta por padrão. É preciso entrar nas configurações para exibi-la. Faça isso para colocar em destaque os canais que você está inscrito e que você acredita que a audiência vai se relacionar com a sua.
Se inscreva em uns 10 ou 20 canais – quem sabe seus vídeos não aparecem como recomendação para a audiência desses perfis, hein?
#15 – Aba Sobre
Cuide das informações que você adiciona na descrição da página Sobre. É sempre bacana dar boas vindas, falar de onde é, deixar links para suas outras mídias sociais etc. Isso sim vai gerar shows e ótimas oportunidades de trabalho.
#16 – Aba Discussão
Essa aba está disponível para canais iniciantes. Mas posso ser sincero? Melhor desativar essa parte, porque ninguém quer discutir nada com você.
Depois que seu canal atingir mais de 10K de seguidores, recomendo usar a aba Comunidade para publicar outros tipos de conteúdos – fotos, GIFs, enquetes, links – e interagir mais de perto com sua audiência.
#17 – Miniaturas
Tudo no YouTube precisa ser muuuito caprichado. E nada de preguiça, viu?
Tenha uma atenção especial com as miniaturas, títulos dos vídeos, telas finais e todo o resto. Deixar tudo organizado vai causar uma boa impressão. E podemos concordar que a primeira impressão é a que fica, né?
#18 – Personalização
Recurso disponível no YouTube para construir a página de entrada do canal e adicionar as seções que vão ser importantes para uma boa apresentação.
Organize o trailer para inscritos e não inscritos, adicione as seções na entrada do seu canal com playlists, os canais de destaques e outras opções. Tudo isso vai causar um belo impacto.
#19 – Acesso as plataformas
Ter o controle das plataformas onde seu trabalho está rolando é fundamental. Por exemplo: o Spotify para Artistas oferece uma série de métricas para acompanhar o desempenho das suas canções. Não se esqueça de ver em outros apps de streaming como o Deezer Backstage e o Apple para Artistas.
#20 – Planejamento
Eu não me canso de bater na tecla de que planejamento é fundamental no marketing musical. Tô falando alguma mentira?
Para cuidar de todo o seu planejamento artístico, recomendo utilizar a técnica 5W2H – um checklist de responsabilidades que devem ser desenvolvidas por todos em um projeto.
Comece pensando o que fazer, porque fazer, onde fazer, quando fazer e quem vai fazer. São informações importantes que você precisa ter na ponta da língua para definir como fazer e quanto vai custar.
Colocar a mão na massa vai ajudá-lo a prosperar, pode acreditar!
#21 – Site Oficial
A melhor experiência em marketing musical para qualquer cantor, dupla ou banda é ter seu site próprio.
Então, minha dica é registrar um domínio e colocar as informações que de fato vão criar um contato e proximidade com contratantes, audiência, imprensa e todo mundo interessado no seu trabalho.
E aí, curtiu as dicas? Eu espero que elas tenham sido de grande ajuda para sua carreira e aprimoramento nas mídias sociais. Podemos marcar uma consultoria de marketing musical para você tirar todas suas dúvidas e eu poder ajudar mais de perto.
Um abraço e até a próxima!
O papo comigo é Marketing Musical para cantores, duplas e bandas na Agência ICOMP com mais de 15 anos de experiência em estratégias para o lançamento e divulgação de músicas.