Opa! O que rola no backstage da sua carreira?
Você que é artista provavelmente sabe o quanto os bastidores do mercado da música mudam rapidamente. Tudo rola de uma hora para outra e você precisa estar preparado para o que pode acontecer.
Afinal, o show é algo muito importante para sua carreira, para toda a equipe e para quem pagou para estar ali.
Há muuuitas pessoas envolvidas no backstage de um show, gravação de música ou qualquer outro projeto do cenário músical. Só quem viveu essa experiência consegue transmitir um testemunho genuíno de como funciona toda a loucura do mercado da música sem todo o glamour que o público conhece.
Então o assunto de hoje é: coisas que não te contaram sobre os bastidores no mercado da música. Aqui, você vai conferir algumas dicas valiosas que vão fazer toda a diferença nos seus próximos projetos que envolverem uma equipe maior.
O convidado para este conteúdo foi o Cleber Tiba, empresário musical experiente, atualmente na gestão da dupla Brenno e Matheus
Nós tivemos uma conversa de quase 2 horas em 2 lives no meu perfil do Instagram. O conteúdo abaixo é apenas um recorte desse tema, mas se você quiser ir mais fundo assista a live completa neste link. Combinado?
Bora conferir, então? Acompanha comigo e aprenda tudo sobre os bastidores do mercado da música.
Tudo tem que ser pensado no coletivo!
Ter um olhar cuidadoso com a equipe é uma das coisas mais importantes no cenário musical, tanto na hora de organizar um show quanto na hora de gravar uma música no estúdio.
Uma coisa que eu gosto sempre de lembrar a todos os colaboradores envolvidos em um projeto musical é que a equipe é um coletivo. Esqueça essa história de manter o foco apenas no cantor ou na dupla! Obviamente eles são o grande destaque de qualquer evento, mas as outras pessoas envolvidas também são de extrema importância para que tudo dê certo.
Quando você entende da ponta inicial até a ponta final dos seus bastidores, é possível conduzir tudo com tranquilidade e segurança.
Saiba lidar com pessoas
Eu sou eu e você é você 😂
Apesar de conduzir a equipe como um coletivo, uma das características mais importantes que um profissional da música deve ter é saber analisar as peculiaridades de cada pessoa da equipe.
Afinal, cada indivíduo tem suas limitações, talentos e características que devem ser aprimoradas e coordenadas. Somente dessa forma é possível elevar o crescimento da equipe a um novo patamar.
Além disso, você deve reconhecer os seus profissionais e trazê-los para perto sempre que necessário, beleza?
Amigos, amigos…
Você já ouviu aquela frase: “Amigos, amigos… Negócios à parte”? 👀 Pois, então, no mundo da música isso não é diferente.
Na verdade, depende da forma como você enxerga a situação.
Eu, por exemplo, acho que aquele seu amigo que pede credenciais em todo show não é uma pessoa que acredita no seu potencial na música. Pode até doer uma verdade como essa… Mas distribuir credenciais para “amigos” não ajuda a pagar o seu salário, certo?
Amigo de verdade é aquele que paga o seu show e ainda divulga para quem ele conhece. Essa pessoa sabe o valor envolvido no projeto e acredita no valor do seu trabalho.
Então, esteja sempre atento com esses pontos.
Se quiser uma consultoria com alguém de confiança e que entenda muito sobre os bastidores do mercado da música, não deixe de agendar uma consultoria comigo.
Dê votos de confiança
Calma, a dica anterior não foi para te deixar pirado com tudo e com todos!
Profissionais da música precisam entender que existem pessoas de confiança dispostas a apoiar e trabalhar em diferentes projetos musicais. Por isso, uma dica valiosa que eu tenho pra te dar é: dê votos de confiança para aquelas pessoas que se mostram verdadeiramente engajadas com seu talento.
Perder um funcionário de ouro pode ser extremamente prejudicial no mercado da música, e você só vai sentir falta quando ele já tiver ido embora…
A verdade precisa ser diária
Como eu já disse no começo deste conteúdo, todo mundo da equipe é importante nos bastidores da música. Seja aquele cara que organiza os cabos, a moça da limpeza dos camarins, o cantor… TODO MUNDO!
Para que essa equipe continue trabalhando da maneira que você precisa, é necessário que aconteça entregas diárias que todas as pessoas envolvidas sintam.
“Como assim entregas diárias, Dhiego?”
Quando eu digo entregas diárias estou me referindo a emoção e alegria que a equipe precisa sentir a cada show novo, gravação de música ou qualquer outro trampo. Quando a galera está animada e sente a energia coletiva, o projeto flui numa boa e todo mundo mergulha de cabeça.
Então, esteja sempre preparado para transformar cada dia em uma nova experiência. Afinal, a felicidade da galera é o seu escritório!
Não existe receita para o sucesso
Se existisse uma receita para o sucesso, você provavelmente não estaria conferindo esse conteúdo do meu blog, né? 😁
Não existe e provavelmente nunca vai existir uma receita efetiva para o sucesso no mundo da música. Existem caminhos que você pode seguir, mas, sem analisar o mercado, dificilmente chegará perto de fazer sucesso.
Cada artista tem sua maneira de tocar a equipe e tudo dependerá da forma como você deseja conduzir os trabalhos.
Sua base é seu refúgio
Uma das coisas que provavelmente não te contaram sobre os bastidores no mundo da música é que você precisa ter uma base longe dessa loucura que é o mercado onde atuamos.
Uma coisa é você contar com a animação diária da sua equipe na estrada e outra é chegar em casa e encontrar uma pessoa da sua família que você não vê a dias. Isso vai ajudar você a revigorar a energia para novos projetos e ideias, já que você tem uma base que sempre vai acreditar nos seus sonhos!
E aí, deu pra entender um pouquinho sobre os bastidores do mercado da música? Espero que essas dicas tenham servido para te incentivar a buscar o melhor da sua equipe e colaboradores! 🙂
Caso queira marcar um papo cabeça sobre tudo isso e mais um pouco, é só agendar por meio deste link.
Valeu e até o próximo conteúdo.
O papo comigo é Marketing Musical para cantores, duplas e bandas na Agência ICOMP com mais de 15 anos de experiência em estratégias para o lançamento e divulgação de músicas.