Hoje, quero falar francamente com você que enfrenta um problema grande para se tornar um cantor profissional. Para você que sonha um dia ser muito famoso: a falta de dinheiro para investir na sua carreira.
Você também passa por isso? É apenas isso que falta para sua carreira seguir? Ou começar? 😬
Neste conteúdo, você pode continuar com a leitura dele ou ouvir, se preferir.
Se você está tentando realizar este sonho, já deve saber que precisamos que tenha talento, carisma, dedicação e outros atributos que não são todos suficientes. Então, o que falta é apenas o dinheiro? 💰😭
Eu acompanho diariamente os esforços de muitos cantores, duplas e bandas aqui na ICOMP e vejo o quanto os artistas se empenham, correm atrás para investir em suas carreiras. Eu admiro muito isso, mesmo com o exagero na produção, pois vai faltar na divulgação. Então, vou dizer, anote e não esqueça: você deve ser o primeiro investidor do seu sonho e o primeiro a enfrentar os desafios, assim, vai aprender e valorizar as conquistas que fizer.
Se os seus primeiros lançamentos ainda foram tímidos, não faz sentido nenhum começar com a gravação de um DVD. Concorda?
Espero que entenda e que faça sentido, pois já vi diversas formas criativas e louváveis de um cantor profissional levantar recursos para investimento em sua carreira: tem cantor que o pai ajuda, tem cantor que vende o carro, outros fazem empréstimos, alguns tem outros empregos para sobrar e investir em si, mas cegamente você insiste e aposta todas as suas fichas (e nem são aquelas dos filhos de Francisco) que a melhor ou a única forma para seguir em frente e vencer será após conseguir um investidor.
Mas, infelizmente está cada dia mais difícil conseguir um investidor, simplesmente porque os cantores até sabem cantar, mas não fazem o feijão com arroz de todo dhia, o básico e o simples. Pois, acreditam que estão em níveis avançados, preparados e prontos e que só falta é um investidor para fazer sucesso.
Como você pode aumentar as chances de conseguir um investidor? A primeira dica que eu posso te dar pra você atrair um investidor é: não pareça um cantor amador.
Os investidores preferem entrar com o carro em movimento, ou seja, eles percebem que você está se dedicando, arriscando e com muito foco em ser um cantor profissional.
Como assim Dhiego? Quando um investidor procura um cantor profissional para impulsionar a carreira, ele vai preferir escolher alguém que passe mais segurança, mais comprometimento com a carreira e que pareça estar mais disposto à enfrentar com vigor os desafios. No entanto, você vai precisar de organização e profissionalismo na sua imagem. Sim! A qualidade visual será essencial na sua presença digital.
Então, se você já conquistou alguma audiência na internet e em sua cidade e região já é conhecido por uma quantidade de pessoas, certamente o investidor irá ter a impressão de que você tem mais potencial e já conquistou algum sucesso, sendo assim, o retorno do investimento dele será mais rápido pelos avanços que fez na sua carreira.
Mas, não se engane! Nem você investidor e nem você cantor!
Para isso, vou compartilhar 5 maneiras de perceber essa sintonia na prática entre os cantores e investidores.
1. De olho na Foto do Perfil
É sério e muito simples! Só de olhar a foto do perfil eu consigo avaliar se a conversa possui potencial. De verdade! Ah, Dhiego, mas, não tenho câmera boa, não tem ninguém me ajudando, não tenho uma camiseta daquela marca famosa! Ah, pelo amor de Deus, pare de colocar a culpa em outros e faça. Vamos lá? Anote o roteiro!
Tome um bom banho, faça sua higiene pessoal, depois peça ajuda da mãe, do pai, da tia ou da irmã para os excessos de cabelo, de sobrancelha, do bigode e das unhas. Em seguida, capriche no cabelo, de verdade. O artista precisa ter o cabelo diferenciado! E se não tem cabelo, acrescente aquele acessório descolado, seja ele um boné, um lenço ou um chapéu! Depois, escolha aquele figurino poderoso de balada, de paquera, de conquista (só não exagere para parecer de casamento, viu!). 🚿💇♂💅🏻🧢
Por fim, procure um lugar com um cenário mais limpo e iluminado, nada com geladeira e fogão de fundo, tomadas e fios soltos ou roupas penduradas. E pronto! Entregue seu melhor! Aquele olhar, sorriso ou lado! Depois, atualize seu perfil em todas as suas mídias sociais. Ou seja, a mesma foto que usar no Instagram, vai usar no WhatsApp, no canal do Youtube, nas Plataformas Digitais, no Facebook, no app vizinho e onde mais você tiver fotos. Lembre-se: a mesma foto em todos.
2. De olho nos Conteúdos de Verdade
Essa segunda maneira é ainda mais simples! Existe uma pessoa comum atrás de um artista, então, converse com as pessoas, crie conteúdos de verdade, do dia a dia e que vão trazer alguma empatia com quem está acompanhando. E aos investidores, perceba a frequência de postagens, o zelo e o carisma das mensagens. Esse artista está atuante? Ou aparece de vez em quando? Apenas uma vez por semana? Ou a cada quinze dias? É muito cheio de vaidades ou de verdades?
3. E música? Onde estão as músicas?
Muitos artistas sofrem, pois sabem o que fazer, mas, não querem fazer. Eles querem começar a gravar quando tiverem o produtor, o melhor compositor e os melhores profissionais para o projeto. E quando você vai conhecer o projeto, onde estão as músicas? Nada! Nem covers, nem releituras, nem homenagens. Nada! Não tem ao menos uma postagem na linha do tempo que mostre que ele começou, que está na ativa e que possui uma estrada. Então, um aviso aos investidores: desconfie dos artistas que nem música estão entregando em seus perfis. Tem gente que conversa demais e canta de menos.
4. De olho nos detalhes, principalmente no Instagram e no Youtube
É importante que o artista se mostre ativo e disposto. Então, perceba se ele possui o hábito de responder os comentários das pessoas em suas mídias sociais. Se ele promove o diálogo, ou apenas fica curtindo ou pedindo para seguir, compartilhar e se inscrever! É isso mesmo, vamos ver como ele vai tratar os estranhos que podem ser futuramente ser fãs. Tem muito cantor que só responde os mais famosos! Ou seja, ele quer a fama, mas não quer o trabalho do dia a dia! Eu, se fosse você, mandava uma mensagem na DM e esperava o retorno para perceber como ele cuida de fatos dos detalhes de sua imagem e da presença digital.
5. E o palco? É possível contratar seus shows?
Por fim, quero provocar os investidores. Você encontrou fotos do cantor nos palcos da vida? Em barzinhos, em aniversários, em casamentos, nos churrascos da família ou em quaisquer ambiente que possibilitem que seus shows sejam contratados? Ou ele ainda insiste em enviar um release, links do Youtube e do seu Instagram na esperança que sejam suficientes para vender os seus shows pelo Brasil? Peça para ele alguns vídeos do projeto no palco. Aliás, se puder, vá pessoalmente em algumas apresentações dele na sua cidade e olhe no público, perceba se ele faz a diferença ao menos em sua cidade. Depois, peça um ou dois telefones de contratantes para ligar e saber como foram as experiências com seu futuro artista. Ele foi gente boa? Animou e vai voltar em breve? Ou é do tipo mala, cheio de pedidos de camarim e deixou a desejar?
E você artista, está preparado para ser contratado?
Faça mais do básico, como adicionar em seus perfis seu contato para shows, a cidade e estado de onde vai sair, pois isso ajuda na logística do contratante, adicione e-mail, links de suas mídias sociais e plataformas e se tiver um site oficial, ainda mais profissional. Não acha?
Nossa Dhiego, que texto grande!
Eu queria um resumo.
Algo que impressione e encante o investidor.
Então, serei justo, farei apenas uma pergunta:
Se você fosse um investidor e tivesse R$5mil, R$500 mil reais ou 5 milhões para investir em um cantor profissional, como escolheria um artista? Seria você o escolhido?
Pare agora, olhe para sua carreira e reflita:
Que imagem suas mídias sociais estão passando? Está entregando conteúdos de verdade? Você já fez um site oficial? Está pronto para venderem seus shows? Ou é daqueles que ainda insistem em ficar divulgando um release, o Instagram, seu Spotify e o Youtube por aí, ou em grupos de Whatsapp e ainda acha que são suficientes para o sucesso?
Espero que tenha gostado! Espero que coloque em prática tudo isso em sua carreira, mesmo que esteja começando ou avançando e se precisar de ajuda com essa análise, agende aqui uma consultoria gratuita comigo e vamos conversar sobre sua carreira?
Até a próxima!
O papo comigo é Marketing Musical para cantores, duplas e bandas na Agência ICOMP com mais de 15 anos de experiência em estratégias para o lançamento e divulgação de músicas.
Que texto nota 1000! Muitos insights legais, tudo muito bem colocado e necessário pro artista de hoje se colocar “na pista”.
Presença e profissionalismo realmente são diferenciais de um artista, e ter um site oficial é um plus muito bom. Meu maior problema é carisma mesmo, eu acho que eu tenho o mesmo carisma da Wandinha! Kkkkkkkk
Yara, comecei a rir sozinho aqui lembrando da Wandinha, rs, rs! Muito agradecido pelas palavras e vou torcer para ir destravando isso com o tempo. É um exercício diário de alegria! Você viu a série dela?
Que conteudo massa ! Claro, objetivo e sem ilusão! Pé no chão! Valeu muito !
Agradeço as palavras e a leitura que fez! Aproveite sempre cada conteúdo!