Como alavancar sua carreira artística? Conheça fundamentos importantes

Não é novidade que o mercado da música é extremamente competitivo. Sem uma carreira artística estruturada, então, fazer sucesso pode ser ainda mais difícil. Afinal, estamos falando de um cenário que muda constantemente e há muitas pessoas talentosas a fim de entregar um bom trabalho. 

É sobre isso que eu, Dhiego Bicudo, conversei com Márcio Brant em uma live no Instagram: o que é carreira musical? Por que ela é importante? Existem dicas para impulsionar esse ponto tão importante da carreira de qualquer cantor, dupla ou banda?

Pra quem não conhece, o Márcio é especialista em planejamento de carreira artística, um mineiro do bem e do meu universo musical e de eventos que participamos juntos. Você vai ficar encantado com a bagagem de conhecimento que esse cara tem! A live completa está disponível no meu Insta: @dhiegobicudo

Então, vamos às dicas para impulsionar sua carreira artística? Selecionei alguns pilares fundamentais, confere aí:

Não comece no primeiro sucesso

A carreira artística começa antes do seu som bombar. Mais do que isso, ela pode começar antes mesmo de compor ou gravar a música. O que eu quero dizer é que todo o planejamento é pensado em pequenas coisas, desde a composição até o controle do cachê. 

Começar a pensar desde cedo na sua carreira artística é fundamental para ter uma noção do seu negócio (música é negócio, sim, viu?). Analisar todos os detalhes não vai te fazer mal, apenas trazer coisas boas. 

E vale lembrar que, apesar de não existir fórmula para o sucesso, porque cada pessoa é de um jeito, existe um caminho para seguir. E o planejamento é um deles. 

Construa o público com autenticidade

Muitas pessoas chegam na minha consultoria de marketing musical ou na minha DM do Instagram falando que querem ser igual a determinado artista. 

Pô, meu amigo, sério mesmo? Já tem uma galera que gosta do trabalho do Gusttavo Lima, do Jorge, do Zé Neto e por isso não precisa fazer igual ele, não. 

Por isso, digo e repito: um dos grandes pilares de uma carreira artística consolidada é a originalidade. Construir o público é originalidade. Ter identidade nos seus trabalhos é originalidade. Deu pra entender?

Ter referências e pessoas para inspirar o seu trabalho individual é uma coisa. Agora, copiar é outra. Nunca perca sua essência, pois copiar o trabalho do vizinho pode dar muito errado no futuro. 

O dono da sua carreira é você

Muitos acham que empresário faz tudo. Mas a real, meu amigo, o dono da sua carreira é apenas você. 

Você decide o que faz, quem vai trabalhar com você, quais serão suas referências e os próximos passos do seu trabalho. Isso e muitos outros pequenos detalhes que artistas precisam olhar. 

“Dhiego, então quer dizer que eu preciso cuidar de TUDO da minha carreira artística?”

Calma, não é bem assim! Um bom artista conta com uma equipe para ajudá-lo. Não dá pra fazer tudo sozinho, né? Mas você pode orientar profissionais de acordo com suas preferências e decidir o que será feito ou não. 

Por exemplo: pode existir uma pessoa para cuidar das suas mídias sociais, mas as decisões são tomadas e aprovadas por você antes de qualquer coisa. Desta forma é possível construir uma carreira com muito sucesso. 

Todo estilo tem espaço

Muitos dizem que não há espaço para cantar rock no Brasil. Mais absurdo ainda: que a bossa nova morreu e nem público tem mais. 

Pensar dessa forma é uma grande besteira para a construção da sua carreira musical. Sabe por quê? Pois isso limita o seu trabalho de muitas maneiras. Afinal, todos os estilos tem público e ouvintes, bastante saber como alcançá-los. 

Antes de sair se arriscando por aí em vários estilos, vale fazer a pergunta: será que eu gosto disso mesmo? 

Encontre sua preferência e com certeza terá pessoas para te ouvir. Desenvolva um propósito, divulgue e espere os resultados. 

Você como protagonista!

Música boa é onde está um bom artista. A longevidade da carreira artística não depende de um empresário ou de muitos investimentos e, sim, do próprio artista. Isso porque quem vai ser contratado para cantar é você! 

O produtor é um instrumento para alcançar o que você deseja. Não tem como falar que isso ou aquilo vai estourar, pois tudo depende do artista. Então, foque no seu diferencial e mãos na massa.

É preciso trabalhar. E muito

Apesar da internet ter facilitado bastante as coisas para artistas independentes, a carreira musical ainda exige muuuito trabalho. Você acha que o Chitãozinho e Xororó chegaram onde estão sem trabalhar? Muito pelo contrário!

É necessário levar a carreira artística como um emprego de verdade, com carga horária e tudo mais. Muita coisa precisa ser feita, pois música é trabalho pesado! E sem atalhos!

Então, nada de deixar de lado o pouco que seja. Trabalhe muito, pois o seu fã está esperando, e é ele que paga seu salário. 

Recorrência e presença digital

O artista que não cria um cronograma de lançamentos, não cria recorrência com o público. O resultado disso é ouvintes menos engajados e interessados no seu trabalho. 

Imagina só: o cara entra no Instragram e não vê nenhum post interessante ou informação sobre novas músicas. Ou pior: acessa o YouTube e vê que você não posta nada nos últimos seis meses (!) Além dele cancelar a inscrição do canal, provavelmente vai deixar de segui-lo na mídia social vizinha. 

Deu pra entender onde eu quero chegar? A presença digital é de extrema importância durante toda a carreira artística. Isso vai criar conexão com o público, sendo uma forma de conversar com ele. 

Caso não dê conta de produzir conteúdo para todas as mídias sociais, foque em uma ou duas onde você é mais engajado e mantenha a consistência da sua presença digital. 

Fazer networking 

Você já reparou que, no mundo da música, sempre alguém conhece alguém ou tem o contato de uma pessoa que pode ajudar em alguma tarefa? O nome disso é networking, meu amigo! 

Essa é uma forma de cultivar suas relações profissionais no mundo da música, seja compartilhando informações e conhecimentos para agregar aos dois lados da moeda. 

É importante perceber que o networking não é interesse! E sim, uma forma natural de entender como funcionam as coisas no mundo musical. 

O papo sobre carreira musical vai longe! Se você sentiu vontade de saber mais dicas ou até mesmo de colocar tudo isso em prática, podemos fazer um orçamento no gestão e planejamento de sua carreira. Eu posso te ajudar a dar os primeiros passos na música e organizar muitas frentes do seu negócio. Pode contar com isso!

Curtiu o conteúdo de hoje? Deixe seu comentário e fique ligado nas próximas publicações!

 

Comentários

comentários