Nos posts anteriores eu expliquei como funciona divulgar no Spotify, como adicionar músicas no Spotify e dei dicas de como fazer sucesso no Spotify. Eu não tirei essas dicas da cartola e sim da prática que temos na ICOMP como selo credenciado pela ONErpm. Por isso, hoje eu escolhi mostrar um exemplo prático não só de como por música no Spotify, mas também de como crescer na plataforma com uma estratégia de divulgação consistente e planejada.
Léo e Raphael é uma das boas experiências dentro do nosso catálogo no Spotify, no entanto, você pode conferir as demais músicas e álbuns que já foram lançados pela ICOMP com a distribuição da ONErpm neste período.
Atualmente na Universal Music, a dupla lançou seu primeiro CD, “Na contramão do sucesso”, em 2015, com 13 canções, neste projeto, nós fizemos ajustes na logo, a capa do CD, as artes de divulgação, site oficial, a inserção nas plataformas digitais e os conteúdos para as mídias sociais. O primeiro disco, mesmo bastante ousado, foi bem aceito e, por meio dele, criou-se uma forte identidade para a jovem dupla.
Em seguida, Léo & Raphael estouraram com os hits “Sai do Mato Veiaco”, a famosa canção do bordão “Kikikiu” e a Tchau, Brigado, onde com estas faixas, ganharam reconhecimento nacional.
Bem, quando iniciamos o trabalho com o Spotify para a dupla, nós já tínhamos os materiais necessários para submeter na plataforma, ou seja, havíamos criado a arte de divulgação, com a logo da dupla, lettering da música, fotos e demais elementos visuais. Além disso, a dupla já estava com as músicas mixadas e masterizados, os arquivos finais em formato .WAV e o ISRC de cada uma com seus respectivos compositores. Ufa! Lembre-se que é necessário tudo isso para o envio as lojas de streaming.
No caso de Léo e Raphael, as ações não se limitaram a estratégias de como por música no Spotify. Também fizemos na época uma gestão de conteúdos e campanhas nas mídias sociais incluindo planejamento com Facebook, Instagram e no próprio Youtube com chamadas para o Spotify. E ainda, com terceiros, os artistas fizeram reforços com Blitz em Blogs e inserção em Playlists.
Então, neste conjunto de ações, o objetivo foi atingir o visitante em todas as mídias que ele esteja, ou seja, independente da mídia que estiver será impactado pelo som de Léo e Raphael. Essas atividades, reforçam a lembrança de marca ao atacar os diferentes canais, com o objetivo do ouvinte adicionar as faixas de Léo e Raphael na playlist pessoal dele e assim o som possa fazer parte de seu dia a dia, seja na balada, na academia, no amor, no trabalho, etc.
Para nós, o sucesso com a divulgação dos nossos artistas vai além das métricas de plays e/ou views, mas nós buscamos planejar, executar e entregar resultados.
Gostou desse case? Que tal ser nosso próximo case de sucesso no Spotify?
Entre em contato e peça um orçamento sem compromisso para a divulgação de suas músicas.
O papo comigo é Marketing Musical para cantores, duplas e bandas na Agência ICOMP com mais de 15 anos de experiência em estratégias para o lançamento e divulgação de músicas.