Saiba como empresários musicais em busca de novos talentos escolhem os cantores

Vamos direto ao ponto: você sabe como empresários musicais em busca de novos talentos escolhem os cantores? Meu amigo, o assunto é importante, e se eu fosse você não deixava de ler o que eu tenho a dizer. 

A verdade é que não adianta ficar correndo atrás do empresário… Você tem que atrair a atenção dele. São vários atributos e requisitos que chamam a atenção dos maiores empresários musicais do Brasil. 

É aquele ditado: o segredo não é correr atrás das borboletas… Mas ter um jardim bem cuidado para que elas venham até você. Neste sentido, fica a pergunta: seu projeto está preparado para que os empresários cheguem até você? Por exemplo, se hoje algum empresário pedir seus materiais de venda com os formatos de shows, o que você tem para apresentar a eles? Não me diga que vai mandar links de mídias sociais e arquivos de vídeo no whatsapp porque isso qualquer amador faz. Aliás, eu já até falei em como preparar um material de venda de show, você pode conferir esse conteúdo aqui depois de ler esse, é claro. 

Falei que o assunto era sério, né? Mas calma, não precisa se desesperar também! Existem algumas técnicas para chamar a atenção de empresários musicais e conseguir ser agenciado e ter o investimento deles. 

Quer saber alguns desses segredos de marketing musical? Então, já pega o papel e a caneta para anotar. Aqui, você vai saber tudo sobre como empresários musicais em busca de novos talentos escolhem os cantores e quem sabe, esse projeto seja o seu. 

#1 Talento

Se tem uma coisa que todo empresário faz é assistir (e escutar) o talento destes artistas. E isso vale muitoooooo para a composição, principalmente. Esse é o detalhe número 1 que vai fazer o empresário brilhar os olhos para gerenciar sua carreira. É a fonte que pode jorrar oportunidades ao iniciar essa trilha com você.

Mas calma lá! De nada adianta ter muito talento se não mostrá-lo. Você precisa sempre publicar algo nas mídias sociais para criar uma audiência, ir fazendo um show aqui e ali em sua região e cantar muito em vídeos curtos e covers para mostrar seu talento de alguma forma para esses potenciais investidores. 

#2 Carisma

Meu amigo, se tem uma coisa que vai bem em todos os lugares é o carisma. Seja para fazer um show ou gravar um conteúdo para as mídias sociais, o carisma é mais do que necessário. 

Pode reparar: quem tem carisma é diferente de todo o resto. E essa capacidade de atrair a atenção sem fazer muito esforço pode ser desenvolvida com o tempo. Algumas dicas são exalar uma energia boa, contar histórias e deixar os outros falarem também, arriscar ideias ousadas e ser acessível. 

O carismático tem uma aprovação do público e ao utilizar palavras e gestos natos ou ensaiados, a maioria supostamente deseja ouvir e ver, mesmo que não tenha caráter prático. 

#3 Aparência marcante

Você não precisa ser a pessoa mais bonita da região (se for, melhor ainda!), mas uma imagem marcante já ajuda na hora de chamar a atenção dos empresários musicais em busca de novos talentos. 

E com aparência marcante, estou falando de todo o visual, hein? Desde o corte de cabelo até o estilo das roupas. Tente trazer identidade nos seus figurinos e, se possível, algum elemento que não está sendo usado por aí (guarda essa informação que eu vou falar melhor daqui a pouco). 

#4 Diferencial vocal

Se você se pergunta como empresários musicais em busca de novos talentos escolhem os cantores, saiba que o diferencial vocal é um dos requisitos mais relevantes. Tá, mas o que isso significa?

Tô falando de uma forma de cantar diferenciada, afinação para atingir tal nota e por aí vai… Dá até para ser algo que já esteja fazendo sucesso, mas tem que carregar um pouquinho de identidade para lapidar e deixar ainda melhor. 

#5 Identidade Própria

Lembra que eu falei sobre usar elementos que não estão usando por aí? Então, meu amigo, é isso que vai fazer você ser lembrado. Mesmo que você se inspire em algum outro artista de grande sucesso, precisa existir algo que vai te diferenciar de todo mundo que está no mercado. 

Para construir essa tal “identidade própria”, é muito importante criar e conhecer o próprio público, arriscar coisas novas, reconhecer suas características importantes, a sua autenticidade e muito mais. 

#6 Rede de Relacionamento

Levando em conta que existem muitos empresários que não investem o dinheiro em espécie no artista… é muito importante conhecer pessoas e fazer amizades que possam agregar esse tipo de investimento no seu projeto. Por exemplo: donos de casas de shows, de bares, de restaurantes, de donos de empresas, pensando no corporativo e mapear os pequenos e grandes contratantes da sua região e do seu estado.

E pra construir essa rede de relacionamento, o famoso networking, no meio musical é indispensável mostrar a sua cara. Então, participe de eventos, converse sobre o seu trabalho, siga quem te interessa e vá se conectando com pessoas de alguma forma. Talvez até um amigo, um vizinho ou mesmo um fã do seu trabalho pode ser um investidor ou seu sócio na carreira, abra os olhos para pensar além dos empresários musicais. 

#7 Conhecimento em Música

Você não precisa ser o meeeeelhor cantor do Brasil, mas convenhamos que um conhecimento básico em música vai bem na hora de conversar com os empresários, né?

Com isso, podem surgir muitas dúvidas no meio do caminho: como saber mais? Preciso estudar muito? O estudo é contínuo e você deve aprender algo novo todos os dias. Aliás, essa busca por atualização, por aperfeiçoamento também é percebida por um empresário musical. 

A realidade é que você deve ter uma base para construir o conhecimento teórico. Depois, você pode mergulhar nos pilares da prática musical, trocando experiências com compositores, produtores, musicistas, letristas e outros cantores do mesmo segmento que o seu. (Viu só como a rede de relacionamentos é importante de novo?) 

#8 Capacidade de ouvir e seguir conselhos

Nada pior para um empresário musical do que um cantor que não escuta e quer fazer tudo sozinho ou do jeito dele. Se você tem esse comportamento, tome cuidado, não seja teimoso! Pois pode afetar todas as ações que você desenvolveu até aqui. 

Por isso, minha dica é aprimorar seu relacionamento com os outros, principalmente com o possível empresário musical da sua carreira. Saiba ouvir os conselhos e absorver tudo aquilo que faz sentido para o seu lado artístico e também para o seu lado humano. 

Aliás anota aí mais uma dica: investir em desenvolvimento pessoal, como autoconhecimento, terapia, coach, etc ajuda muito no seu crescimento e no desenvolvimento das habilidades comportamentais mencionadas aqui.  

E se quiser conversar com um cara que sabe ouvi-lo também, é só marcar uma consultoria comigo. Temos certeza que nosso papo vai enriquecer a sua bagagem de conhecimentos. 

#9 Verdade e não vaidade!

Na música não deixe ser iludido pela vaidade que as mídias sociais exibem na audiência do cantor vizinho. Construa a sua verdade, a sua originalidade e não seja um projeto plagiado e daqueles que ganham fama de ‘copiadô’.

Não deixe a preguiça e o perfeccionismo apagarem sua capacidade e disciplina.

Levante e faça! Não espere o melhor microfone, o melhor figurino ou aquela oportunidade que você tanto espera! Crie as oportunidades em sua vida! Se o dinheiro está curto, aproveite seu tempo para levar verdade em seus canais e mídias sociais.

Pare de ficar vendo e comentando a vida dos outros artistas. Faça! E não reclame!

#10 Comprometimento 

O empresário que está em busca de novos talentos musicais vai sempre observar como você lida com as pessoas. Além disso, ele também vai analisar o seu compromisso e se você realmente está afim de viver só de música. 

Anota aí: o empresário vai procurar formas de ver se a sua música é trabalho mesmo ou apenas um hobby. 

Por isso, cantor, tenha comprometimento com tudo aquilo que envolva sua carreira. É pra estar tal dia, em tal horário, em X lugar? Tente não furar com seu empresário, pois isso pode afetar toda a sua trajetória na carreira musical

E aí, curtiu saber como empresários musicais em busca de novos talentos escolhem cantores? São vários requisitos, mas tenho certeza que você vai conseguir colocar tudo em prática. Se você está com alguma dificuldade, posso te ajudar a dar os primeiros passos na música. 

Comentários

comentários