Estratégia de lançamento de música: conheça 10 táticas testadas

Fala, cantor! 

E aí, quando vai ser o seu próximo lançamento? 

Vai ser um single? Um EP? Ou um álbum completo?

Bom, independente do formato, é muito importante ter uma estratégia de lançamento de música. Afinal, quando o projeto estiver no ar, pode acontecer de tudo: impressionar muitas pessoas ou passar completamente despercebido. 

E ninguém quer a falta de reconhecimento na carreira musical, né? Pensando nisso, separei algumas dicas para lançamento de música. Aqui, você não vai deixar apenas a sorte a seu favor – vai aprender como trabalhar e distribuir o seu som para mais pessoas. Bora lá?

#1 Faça um cronograma

A dica número 1 pode parecer clichê… Mas um lançamento sem planejamento pode fazer com que o produto não chegue onde deveria. Ainda mais quando se trata de projetos elaborados, como álbuns e EPs. 

Isso porque os seus fãs podem não ficar sabendo sobre o seu novo trabalho. Além disso, o tempo curto prejudica o repasse das informações para os parceiros, imprensa, plataformas digitais e diferentes canais de comunicação. 

Então, uma estratégia de lançamento de música é basicamente sentar e montar um calendário de ações que devem ser feitas antes, durante e após a famosa data de lançamento.

Por isso, não deixe de fazer fotos de making of, vídeos com chamadas de ação e diferentes conteúdos para usar durante esse período. Não queime as etapas! Não envie a música pelo WhatsApp nem para a família, viu! Deixe fluir, conforme o planejamento.

Se a sua música permitir coreografias, desafios e promoções! Planejar e antecipar serão essenciais para o êxito!

Ah! Eu recomendo você adicionar ao menos umas duas semanas desta previsão original para lidar com alterações, documentações e as questões burocráticas do fonograma antes de ir cravando essa data.

#2 Faça a lição de casa e cumpra as tarefas básicas

Quando eu digo “lição de casa”, quero dizer alguns requisitos básicos para fazer um bom lançamento. Afinal, não basta só ligar o microfone e gravar, né? Outros fatores também estão em jogo. 

Aqui vão algumas dicas:

  • Como está o registro do seu nome artístico?
  • A documentação de liberação ou exclusividade da obra estão adequados e assinados?
  • A sua filiação em uma das sociedades de gestão coletiva estão feitas? São 7 opções!
  • Tudo certo com as informações dos músicos e intérpretes do fonograma para gerar o ISRC? Não vai me confundir o produtor fonográfico com o produtor musical, viu!
  • Pesquise por agências e profissionais que tenham experiência na música.
  • Definiu onde e quem vai fazer a distribuição deste fonograma nas plataformas de streaming como Spotify, Deezer, Apple Music, Amazon etc;
  • Fez a arte da capa e o conceito deste lançamento?
  • Pensou em ações para o pre-save antes do lançamento?
  • Contrate uma assessoria para escrever uma nota sobre o lançamento.
  • Atualize o seu site, biografias e organize o mídia kit;
  • Converse com seus melhores contatos do WhatsApp sobre o lançamento que está por vir para organizar algo neste sentido!

Com essas dicas simples, fica mais fácil de construir uma estratégia de lançamento de música com relevância e engajamento.  

#3 Peça para fazerem o pre-save

Meu amigo, uma estratégia fácil de ser aplicada, e que você não pode perder tempo, é o pre-save com os seus seguidores. 

Eita Dhiego, mas o que é isso?

O pre-save nada mais é do que uma ferramenta que coloca a música automaticamente dentro da biblioteca de um ouvinte assim que ela é lançada, as playlists que ele possui por lá. Essa ação é relevante tanto para o artista quanto para o público, já que os lançamentos não passam despercebidos ou “esquecidos”. 

O grande benefício dessa estratégia é que os algoritmos das plataformas de streaming notam o movimento no projeto. Ou seja, que a música está fazendo “barulho” antes mesmo do lançamento. 

O resultado? Maiores chances de proximidade com a audiência, com as playlists algorítmicas e as playlists de ouvintes, por exemplo. 

Então, para funcionar, antes do lançamento, faça uma campanha para estimular o pre-save: compartilhe o link com os amigos, os familiares, com seus seguidores e engaje o público por um período de tempo.

Eu gosto de trazer recompensas com sorteios e promoções para quem fizer o pre-save, mas isso só vai funcionar se você planejar e se antecipar como escrevi na dica anterior.

#4 Use ganchos para sempre abordar o assunto

Já percebeu como os grandes nomes da música ficam meses trabalhando em um único projeto? Fala a verdade: às vezes até enjoa a música, e os caras continuam divulgando… 

Isso serve para captar a atenção do público, tanto no meio online quanto nos eventos em si. Então, repetir a mensagem é essencial para ganhar força antes e depois do lançamento. 

Então, vale encontrar maneiras de lembrar sobre o seu novo trabalho. Pra galera não enjoar, vale mudar o tom e os formatos. É importante saber quantos canais existem pra você se comunicar: mídias sociais, e-mails, shows e grupos de whatsapp e por aí vai. 

#5 Conte a história do seu projeto

Cada música, cada álbum, cada composição tem uma história, certo? Então, use isso a seu favor na estratégia de lançamento de música. 

Isso porque cada característica vai gerar uma identificação com o público. E isso pode acontecer antes mesmo da música sair. 

Por que você acha que os artistas vão dando spoilers sobre o projeto que ainda nem foi lançado?

Ah, e uma dica minha: quanto mais pessoal e envolvente, maior será a identificação por parte do público. 

#6 Trabalhe o conteúdo do seu lançamento musical

Se tem uma coisa que você não pode deixar de olhar é para as mídias sociais. Caso não tenha um perfil comercial, transforme a sua conta pessoal em um portfólio dos seus trabalhos. 

Meu amigo, você vai sentir a mudança! Esses meios têm recursos de comunicação que ajudam a atingir mais pessoas. O Reels, por exemplo, do Instagram, entrega os vídeos para as pessoas que ainda não te seguem. 

Então, mantenha todas as informações atualizadas e tente montar um calendário com as ideias de postagens antes e depois do lançamento musical.

E assim, seu contato precisa ser por meio WhatsApp Business, não acha? Os recursos adicionais são inúmeros mais poderosos e profissionais do que o seu ‘Zap Pessoal’.

#7 Se possível, lance um videoclipe com o projeto

Pode ver: cantores, duplas e bandas de todos os estilos sempre fazem videoclipes. O motivo? É porque ajuda a reforçar a história do seu projeto e a criar um momento especial durante o período de lançamento. 

Caso tenha uma grana para investir, contrate uma equipe ou produtora audiovisual para desenvolver um videoclipe e conteúdos adicionais para as mídias sociais. 

Mas se não tiver, vídeos menos elaborados, visualizer e até movimentos mais simples de canvas ajudam na estratégia de lançamento de música. 

#8 Avise a sua lista de contatos

Quem você quer alcançar com seu novo projeto musical? Responder essa pergunta parece simples, mas a verdade é que você tem que atingir possíveis ouvintes reais do seu trabalho. 

Afinal, alguns contatos podem promover ainda mais o seu lançamento, né? Por exemplo: apresentadores de rádios, influenciadores, blogueiros, tiktokers, revistas, curadores de playlists ou até mesmo outros artistas em uma promoção cruzada. 

Então, procure atingir essa galera apresentando o seu novo trabalho. Não confie em chamadas frias ou envios em massa. Às vezes, o trabalho mais longo tem uma recompensa melhor. Por isso, vale montar ao menos uma nota sobre o lançamento para enviar aos seus contatos. 

#9 Tenha foco e não desanime!

É, meu amigo, como você pôde notar, montar uma estratégia de lançamento de música requer planejamento e dedicação. Algo que muitos artistas deixam de lado, mas a perseverança é essencial! 

Então, para encerrar esse conteúdo, não posso deixar de falar: tenha paciência e aplique o seu foco nas tarefas certas. Também vale usar o seu tempo de maneira inteligente para selecionar as melhores estratégias. 

No final, a qualidade do seu trabalho vai falar por si só. 

#10 Bônus: Deixe seu perfil e identidade visual preparados para o lançamento

Será que suas mídias e materiais estão preparados para serem notados? Será que a estratégia está certa? Será que você está errando em algo?  

Para saber isso é preciso contar com uma ajuda profissional. E adivinha? Você pode ter essa avaliação totalmente grátis. Como? Apenas clique aqui e descubra como conseguir

E aí, curtiu saber mais sobre estratégia de lançamento de música? São vários pontos importantes, mas tenho certeza que você vai conseguir colocar em prática! Qualquer coisa, bora marcar uma consultoria, vai ser um prazer ajudar você. Até a próxima! 😉 

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