Vamos direto ao palco! Falar de negócios!
De um data, de um show em sua agenda! Gostou, né?
E se eu te pedisse agora um orçamento de show, você teria um material convincente para me apresentar? Ou vai me enviar links de suas mídias sociais? O valor do cachê por WhatsApp? E aquele documento chato no Word com seu release?
A real é que vários artistas foram pegos de surpresa com a volta da “vida normal”. Muitos não estão preparados para enviar orçamento de show para casas de shows, bares, prefeituras, eventos privados e muito mais. Tudo porque não tem um bom material para venda e para apresentar o orçamento de show com bastante credibilidade.
E olha, venho recebendo muitas dúvidas sobre como criar oportunidades e orçamentos de shows. Muitos de vocês não sabem qual é a melhor abordagem para explicar qual é o seu próprio formato de trabalho para atender os contratantes.
Pensando nisso, preparei um material como guia que vai te ajudar a apresentar melhor o seu trabalho e criar ocasiões favoráveis para a venda de shows e trabalhos. A estrutura é totalmente adaptável e serve para artistas de todos os tamanhos e segmentos.
Vale lembrar que eu tenho um roteiro bastante consistente para você poder oferecer e fazer esse tipo de abordagem. Então, eu acredito que essa pode ser uma contribuição muito rica e que vai te ajudar na venda de shows.
Tenho certeza que você vai impressionar e conquistar os próximos contratantes – e as oportunidades não vão parar de aparecer, ainda mais agora com o retorno das atividades presenciais em todos os tipos de negócios. Então, bora entender como funciona na prática?
Quais são os três lugares que pesam para você aos contratantes para a venda de show?
Existem cuidados essenciais para um artista musical colocar em seu material de venda para shows: seu catálogo e repertório de músicas, suas entregas e experiências no YouTube e sua presença e imagem nas mídias sociais. Tudo isso vai te ajudar a criar uma imagem de valor para os contratantes, principalmente se você seguir um roteiro de como apresentar seu artista.
Sem dúvidas, a proteção entre as três áreas vai dar o equilíbrio para que os negócios apareçam e você possa fechar com os promotores de eventos. Pense que isso é seu patrimônio e que vai ser essencial para fechar shows o quanto antes.
Faça a manutenção do seu catálogo
Antes da aproximação, não queime a largada!
O primeiro passo é agregar e manter seus ouvintes mensais nas plataformas de streaming. Ter esse zelo e fazer a manutenção do catálogo é mais importante do que já tentar fechar o negócio logo de cara. Essa é uma preocupação essencial, pois uma boa parte do que você tem a oferecer está nos aplicativos de música em seus lançamentos feitos.
Ou seja: cuide do seu conteúdo musical e faça a manutenção dos seus perfis preenchendo todos os recursos e informações disponíveis neles!
Olha, e se serve de incentivo: esse fator pode ser o critério para o contratante escolher você ao invés do outro artista. Ele não pode entrar lá e ver que você está abaixo de mil ouvintes mensais, por exemplo. De repente, isso já foi suficiente para ele contratar o vizinho e não você.
Por isso, não deixe de colocar esse detalhe no seu roteiro de venda de shows.
E a experiência no audiovisual dentro do YouTube?
O YouTube é primordial. Ele tem toda aquela experiência audiovisual que faz a diferença na hora de vender shows.
Essa plataforma serve para você construir sua imagem – você vai conseguir mostrar sua interpretação, seus figurinos, cenários, visuais e muito mais ao longo dos anos em sua carreira.
É dever de casa de qualquer artista musical criar uma abordagem de conteúdos dentro do YouTube para mostrar que você é um projeto ativo e que merece novos negócios. E não tem problema se você não tem grana para investir no audiovisual! Muitas vezes, as oportunidades surgem por meio de vídeos covers e conteúdos mais simples publicados no seu canal do YouTube.
Nada de colocar vídeos do WhatsApp sem qualidade em seu material de venda para shows, tá bom? Veja aqui como distribuir as informações na sua apresentação de negócios musicais.
Crie conteúdos e presença nas mídias sociais
Fala a verdade, como está a sua frequência ativa nas mídias sociais? Baixa, média ou alta?
Você precisa ter em mente que as pessoas – ainda mais o público que consome música – utilizam o Instagram, o TikTok e outras mídias sociais para se aproximar dos seus ídolos. Por que você acha que grandes nomes da indústria musical tem milhões de seguidores no Instagram? Ou ainda no app vizinho?
Então, proporcione o que a galera gosta de ver: fotos, vídeos, stories e todos os outros formatos que o Instagram e o TikTok disponibilizam. Postar Reels com frequência, por exemplo, é uma excelente estratégia para ter um bom alcance orgânico e atingir uma audiência que ainda não conhece seu trabalho.
Se quiser aprender como divulgar música no Instagram é só acessar o link que já escrevi.
O Instagram é o queridinho, mas não deixe de também produzir algo para o TikTok – plataforma que cresceu muito nos últimos anos e tem um público mais jovem. Imagina se uma canção sua viraliza por lá com essa moçada? Aliás, está vendo outra estratégia de lançamento: viralizar com uma coreografia em uma dancinha com sua música e fazer ela ficar em alta, ou seja, virar uma trend. Não é fácil, mas também não é impossível.
É claro que a criação dos conteúdos precisa ter a ver com o seu artista. Afinal, tudo isso vai para o material de venda de show.
Deu pra entender um pouquinho sobre como tudo isso vai ajudar a criar a sua imagem para os contratantes? Esses passos vêm antes mesmo de você preparar um material em si. Pense que isso será a proteção da sua identidade, do seu catálogo e da participação do seu público.
Um modelo de orçamento de show
Mas como colocar isso em um material de vendas de show e apresentar o orçamento de show para os contratantes? Calma, fica tranquilo! Eu tenho uma apresentação editável que vai te ajudar a organizar as informações de maneira assertiva, dinâmica e muito interessante.
Baixe o material de venda para shows
Nesse material especial, vou te ajudar a colocar tudo que precisa para enviar orçamento de show e fechar oportunidades. Só de ter esse material bem estruturado você vai passar na frente de muitos concorrentes. E pode ter certeza: as oportunidades estão pipocando após a pandemia!
Se você quiser preparar um material para venda de show ainda mais completo e eficaz, vamos marcar um bate papo! Ofereço consultoria de marketing musical para artistas de todos os tamanhos. Estou disponível para conversarmos sobre todos os detalhes.
Consultoria
Aqui, no meu blog, você encontra tudo que é necessário para fazer sua carreira decolar! Aproveite para ler os conteúdos que falam sobre contabilidade para artistas e fotografia na música. Pode contar comigo para o que precisar, beleza?
Tamo junto e até mais!
O papo comigo é Marketing Musical para cantores, duplas e bandas na Agência ICOMP com mais de 15 anos de experiência em estratégias para o lançamento e divulgação de músicas.