Estou chegando com um assunto que sempre fica em alta, as Mídias Sociais para artistas. Então, se você é um artista ou gerencia as mídias sociais de um artista primeiro precisa aprender o termo correto, para não passar vergonha por aí. É bem simples:
Redes Sociais para Artistas
É criar relacionamento com as pessoas compartilhando objetivos e valores em comum. Portanto, você não precisa estar conectado à internet para fazer parte de uma rede social.
Mídias Sociais de Artistas
É o ambiente digital ou plataforma onde podemos compartilhar conteúdos como fotos, vídeos e textos, como por exemplo um blog em um site, perfil do Instagram, página do Facebook, perfil no TikTok, etc.
Como organizar e planejar as suas publicações?
Bem, eu já falei em outro conteúdo sobre o que postar no Instagram de um cantor, dupla ou banda, por isso hoje vou ensinar de que forma você pode organizar essas informações para não repetir posts, não perder datas interessantes e ter sempre um conteúdo criativo para suas mídias sociais.
Aqui na agência ICOMP nós atualizamos muitas contas de mídias sociais para artistas, por isso, imagina o que aconteceria se a gente não se organizasse? Não podemos replicar conteúdo de um artista para o outro, então temos que manter tudo bem planejado e personalizado, além de ser um processo muito criativos, rs
Cada artista nosso tem seu próprio calendário editorial, onde planejamos o que será publicado dentro do mês. Por mais que exista este nosso modelo de calendário com algumas datas que são aplicadas a todos, nós precisamos criar publicações personalizadas para cada artista dentro de suas rotinas, história e estilos diferentes.
Quais as datas importantes para as Mídias Sociais dos artistas?
Quando falamos sobre mídias sociais para artistas é importante termos em mente que as datas importantes devem ser consideradas e receber postagens mais direcionadas para terem um alcance maior junto ao público e respectivamente o desejado engajamento.
Neste conteúdo vou orientar como fazer uma organização do calendário de posts para as mídias sociais de artistas, ok?
Estabelecer um controle sobre datas comemorativas e relevantes na música são aspectos importantes para valorizar suas postagens.
No Brasil, existem muitas datas comemorativas ligadas à música e lembradas sempre como:
- dia do cantor;
- dia do compositor;
- dia do rádio;
- dia do radialista;
- dia da voz;
- dia do compositor brasileiro.
Além daquelas comemorativas como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, que possuem grande apelo sentimental.
Produzir conteúdos criativos e originais acabam por fazer uma diferença bastante grande na exposição de cantores, duplas e bandas. Para todos que apostarem em vídeos que contenham mensagens elaboradas especificamente para essas datas.
Desde que não sejam aquelas copiadas, mas sim que criem conexão e emoção no coração de quem está assistindo.
Aliás, se você ainda não viu, basta clicar e baixar nosso modelo de calendário da música com muitas datas importantes na música que você pode aproveitar.
Utilizar as mídias sociais para artistas de maneira criativa e inovadora sempre garante um ganho imenso para quem se dispõe a investir em qualidade, e assim conquistar corações e mentes de seguidores em futuros novos fãs.
A importância de ter um calendário editorial para Artistas
Para atualizar as mídias sociais para artistas de forma adequada e que possam contribuir para maior possibilidade de sucesso, é necessário construir um calendário que passe a representar os momentos necessários a realizar postagens de novas músicas e aquelas que se relacionem ao tema comemorado.
A inexistência um calendário que seja prático e de fácil visualização gera uma perda de oportunidade de se fazer presente em momentos importantes de exposição nas mídias e assim comprometer esforços que se realizam para se destacar num mercado tão competitivo.
Você pode estabelecer um calendário que atenda o contexto de seu trabalho e estilo musical que você adota.
Porém, o mais importante é não deixar a data passar em branco e, desse modo, não realizar nenhuma ação que possa expor seu trabalho de forma mais intensa. E nesse sentido, é importante que o calendário elaborado possa lhe auxiliar a alertar sobre as datas importantes com antecedência para criar sua estratégia de postagens.
Atuando de preferência com prazos antecipados de elaboração do material a ser divulgado há mais chances de realizar uma postagem de maior qualidade e com maiores chances de impactar de forma positiva seus fãs.
Mas atenção: Não vai fazer post comemorando o dia da árvore se você não tem nada a ver com o meio ambiente, hein! Escolha datas que tenham conexão com suas músicas, estilo e principalmente, com seus fãs. Contexto é tudo!
Não deixe de adicionar os aniversários dos artistas e músicos, as referências mais específicas do estilo e gênero musical, sem deixar de adicionar os lançamentos de músicas e as ideias que podem ir sendo inseridas no calendário. Para você que ainda não entendeu a importância disso, criar o calendário é a maneira prática de definir seu cronograma.
Modelo de Calendário de Posts para Artistas da ICOMP
Definir as estratégias de conteúdos de seu trabalho em datas específicas e importantes sob o ponto de vista comercial e sentimental são importantes para conquistar um novo público ou até mesmo manter sua base de fãs e seguidores fiel ao seu trabalho.
Para isso, a elaboração de um calendário ajustado, que possa lhe alertar com antecedência para estas datas é de fundamental importância para que suas postagens nas mídias sociais para artistas surtam o efeito desejado de consumo?
Vou compartilhar com você o modelo de calendário editorial de posts para o ano inteiro! É o mesmo que usamos aqui na ICOMP. Nele você vai encontrar as datas interessantes para o mês, porém é apenas um guia para você personalizar conforme os seus objetivos e metas, combinado? Nós atualizamos ele anualmente, sempre incluindo mais datas que possam ser relevantes para as mídias sociais dos artistas.
Baixe o Calendário Editorial na Música
Ps: Não se esqueça de que você precisa criar posts exclusivos, com alta qualidade visual e legendas que gerem engajamento com seu público. Se precisar de ajuda para atualizar suas mídias sociais, entre em contato conosco e solicite um orçamento sem compromisso 😉
O papo comigo é Marketing Musical para cantores, duplas e bandas na Agência ICOMP com mais de 15 anos de experiência em estratégias para o lançamento e divulgação de músicas.
Boa tarde! Muito bom o conteúdos!
Obrigado Marcos! O que vc mais gostou? Ficou alguma dúvida!