O papo de hoje é: fotografia na música! E aí? Como está sua foto de divulgação?
Fotografia na música é algo essencial para a carreira de qualquer cantor e artista. Isso porque a identidade visual é tão importante quanto a identidade artística e musical – ambas vão mostrar sua personalidade e a direção do seu trabalho.
Isso sem falar que um clique eterniza os melhores momentos de uma carreira, né? Shows, festas, capas de singles e álbuns e por aí vai.
Mas a pergunta que não quer calar é: você sabe como fazer pose de artista? E mais: sabe o que envolve um processo fotográfico? Muitos acham que é só chamar o conhecido que tem uma câmera, mas a fotografia na música tem muitos outros detalhes.
Para falar melhor sobre isso, convidei um profissional que entende muito do assunto: Marcel Bianchi, fotógrafo de música que já trabalhou com grandes nomes da indústria, como Lucas Lucco, Marcos e Belutti e Naiara Azevedo. Ele tem muitas ideias, dicas e experiências para trocar sobre fotografia na música. Se você quiser conferir a live completa que fizemos no Instagram é só clicar aqui.
Este conteúdo é só um recorte de tudo que falamos lá, beleza?
Conhecimento é algo que soma pra todo mundo! Então, vamos aprender mais sobre fotografia na música e pose de artista? Acompanha aqui comigo!
Pense em sua estratégia de marketing
Antes de contratar um fotógrafo para registrar suas fotos é importante analisar sua estratégia de marketing. Você tem uma, né? (Se não tiver já pede um orçamento para este serviço aqui).
Isso porque o planejamento musical tem diversas etapas. Por exemplo: se você estiver no início da carreira, talvez valha a pena usar o dinheiro para uma fotografia pontual, aquelas no estúdio mesmo, com a luz de recorte e fundo branco, essa é a sua prioridade. Mas se a sua carreira já está fluindo bem, organize com o fotógrafo para fazer fotos com objetos de cena e até em locações externas para divulgação do seu próximo projeto, capa de álbum ou alguns materiais mais qualificados para divulgar nas mídias sociais. 😁
É sempre bom avaliar seu marketing musical na hora de fechar investimentos como esse. Afinal, tudo precisa ter um planejamento quando o assunto é desenvolvimento de carreira na música.
E, olha, se você ainda não pensou em marketing musical, recomendo que não perca tempo! Isso é fundamental para dar os primeiros passos na música. Se quiser, posso te ajudar com isso. Entre em contato comigo para combinarmos um bate-papo, combinado?
Tenha um norte de onde você quer chegar
De nada adianta ter um planejamento de marketing, mas não saber onde se quer chegar com as fotos que precisa. Beleza, você sabe que elas vão para as mídias sociais ou para a divulgação do seu novo clipe, por exemplo, mas a pergunta é: que mensagem você quer passar com as fotografias? E para quem?
É importante que você tenha todas essas respostas na ponta da língua, para garantir que o trabalho saia da forma que você imaginou e para que a equipe entenda todos os seus objetivos.
Algo muito importante em todo trabalho visual (fotografia, filmes, moda etc) são as referências. São elas que vão direcionar o seu trabalho para algum lugar. Então, mantenha sempre uma pastinha no celular com ideias interessantes que você viu por aí. O próprio Instagram permite salvar conteúdos em pastas, então, não deixe de usar essa funcionalidade a seu favor. E ah, o Pinterest também é maravilhoso para pesquisa de referências visuais, desde as poses, os cenários e até espie os figurinos.
Tenha ideias e originalidade
Entenda, referência é uma coisa. Cópia é outra, combinado?
Nada de ir querendo copiar tudo o que outro artista já faz! É importante pensar em coisas novas e desenvolver projetos com originalidade. Além disso, é importante saber explicar para a equipe suas ideias para que o trabalho tenha sua personalidade e essência.
Tenha boas ideias, mas deixe a liberdade de criação fluir durante todo o desenvolvimento das fotos. Nunca vá com ideias fixas e imutáveis. Criação é um negócio que pode mudar de uma hora para outra.
Troque uma ideia com a equipe
O Marcel Bianchi me contou na live que seus projetos fotográficos sempre tem uma pré-produção, onde ele escuta as ideias do artista e também alinha alguns pontos importantes do trabalho.
Isso mostra que trocar uma ideia com a equipe que vai te fotografar faz toda a diferença para que você fique mais à vontade e para que as fotos saiam da maneira que você espera.
No mundo da publicidade, isso é chamado de briefing – um conjunto de informações para o desenvolvimento de um trabalho. Você pode fazer isso pessoalmente, mas recomendo com antecedência, antes de encontrar a equipe de fotografia.
É sempre bacana ouvir histórias e trocar experiências!
Escute o direcionamento do fotográfo
Todo mundo é fotogênico. O que acontece é que algumas pessoas são bem fotografadas e outras não.
Por isso, é tão importante escutar os direcionamentos do fotógrafo: vira mais pro lado, ajeita essa postura, levanta a cabeça, olha para aquele lado… Isso vai ajudar a capturar o seu melhor ângulo e a fazer diferentes enquadramentos para as fotos.
Nada de ficar achando ruim o que o fotógrafo diz. Afinal, quem entende mais sobre o assunto: você ou ele? 👀
Além disso, é sempre válido parar um pouquinho para olhar as fotos que estão sendo feitas. Assim, você consegue ver o que está ficando bom e o que ainda precisa melhorar.
Fotografia é pra sempre
Pode parecer clichê, mas se tem uma coisa que é muito verdade é que fotografias são a eternização de um momento.
Pense que você vai rever aquelas fotos daqui 20 anos e vai lembrar de tudo que aconteceu na sua vida durante aquele período. A fotografia na música serve exatamente para isso!
Então, mesmo se o tempo passar ou você mudar o seu estilo, pense que aquelas fotos fizeram parte de um momento importante da sua vida e que elas saíram da forma que deveriam.
Na minha opinião, eternizar as lembranças é algo fundamental para qualquer profissão.
Espero que depois desse papo você esteja enxergando a fotografia na música com outros olhos. Aproveite para navegar pelo meu blog e conferir outras dicas para sua carreira musical!
Se quiser prolongar o papo, marque uma consultoria comigo. Tenho várias dicas para dar sobre marketing musical e trajetória no mundo da música!
Valeu e até a próxima!
O papo comigo é Marketing Musical para cantores, duplas e bandas na Agência ICOMP com mais de 15 anos de experiência em estratégias para o lançamento e divulgação de músicas.