Como colocar música no Spotify?

Aprenda como colocar música no Spotify e outros detalhes

Você é músico ou cantor e precisa aprender como colocar música no Spotify?  Leia antes essas minhas orientações.

Se você procurou o telefone ou contato do Spotify para conseguir publicar sua música ou algum local para fazer cadastro e upar música no Spotify, deve ter percebido que não encontrou o caminho né?  É porque, um artista não pode fazer uma inserção direta das suas músicas dentro das plataformas digitais, isso só pode ser feito por meio de um distribuidor autorizado. A ICOMP pode fazer esse serviço por você porque é ligada a ONErpm, um dos maiores distribuidores mundiais de música.

Quanto custa o Spotify para artistas?

Existem distribuidores que cobram esses custos por faixa ou por álbum, por isso na escolha do fornecedor tem que fazer essa verificações. Porém eu não vou saber dizer exatamente o valor, pois os artistas que são clientes da ICOMP tem esse custo isento!

A Agência ICOMP é credenciada a ONErpm que é nosso distribuidor para as músicas nas plataformas e o nosso bom relacionamento com esse parceiro, garante essa regalia aos artistas que atendemos.

Como colocar música no SPOTIFY?

Pra facilitar, vamos ao um check list de como fazemos aqui na ICOMP  e do que você precisa providenciar para entrar nas plataformas digitais:

1 – Ter um distribuidor ou selo: (Eu espero que seja a ICOMP/ONErpm, rs)

2- Músicas em formato WAV: É o formato matriz da música em si. Esse material normalmente é fornecido pelo produtor musical  ou estúdio que produziu a obra.

3- Código ISRC: O International Standard Recording Code é um código fonográfico que identifica sua música. Regulamentado pela Lei 4.533, tem seu uso obrigatório determinado para todas as produções fonográficas brasileiras. Ele fornece informações sobre a origem da música e mais dados solicitados pelas plataformas.

4- Nome dos Compositores que fizeram parte desse fonograma.

5- Capa (arte) desse single: É obrigatório que todas as músicas ou áudios tenham uma capa onde é exibida quando o usuário está ouvindo a música.

Para colocar uma música no Spotify,  precisamos desses materiais mínimos. É por isso que eu sempre falo que um artista precisa ter logo, identidade visual e artes de trabalho definidas, pois todo tipo de divulgação precisará desse material.  

Existem algumas restrições a serem seguidas para colocar uma música no Spotify, por exemplo a arte não pode ter número de telefone, propagandas de terceiros, etc. A receita básica é usar apenas a foto, lettering e a logo do artista.  Confira nos exemplos à seguir: 👇

 

É importante saber também que, quando subimos um álbum, temos que subir todas as faixas relacionadas a ele. Não é possível subir uma música no Spotify hoje e as outras depois. 

Se subirmos um áudio e o artista  precisar fazer uma correção posterior, precisaremos fazer baixa do áudio que foi enviado para fazer um novo upload. Nesse processo, o artista perde todo o histórico de plays e pagamentos que foram feitos. Por isso, quando um álbum for publicado no Spotify, é importante que seja a versão final, mixada e masterizada.  Olha esse exemplo de configuração que fizemos para o cantor Pacheco 👇

como colocar música no spotify exemplo do Pacheco

Bem, depois de receber os cinco materiais que listei acima, fazemos o upload dentro da ferramenta da ONErpm e aguardamos as validações de padrões solicitados.  Após essa inserção, o tempo de aprovação é de até 2 semanas para as músicas estarem disponíveis nas principais lojas (Spotify, Deezer, Napster, Google Play, Apple Music e similares). Após esse trabalho a ICOMP se foca em campanha, divulgação e ações de lançamento.

Você precisa colocar sua música no Spotify e em todas as plataformas? Solicite aqui um orçamento sem compromisso 👇😉

Pedir orçamento para colocar música no Spotify

 

 

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.