Alô cantor, dupla ou banda: neste conteúdo, vamos abordar sobre estratégia de marketing musical. Agora é chegado o momento importante em que você deve estar atento, cuidando de cada detalhe de sua divulgação.
Você já compôs, fez a produção musical, gravou seu clipe… e agora? Como será sua divulgação? 😮
O Marketing será uma poderosa ferramenta para divulgação de qualquer trabalho. Ou seja, a música não fica fora deste contexto.
Certamente, você já viu que certos músicos fazem um sucesso incrível em pouco tempo, não é mesmo? Possuir muitos fãs em pouco tempo, não quer dizer tanto assim. Afinal, alguns desses nomes, mesmo populares, não conseguiram alçar voos maiores – e não tem nada a ver com falta de talento, muitos desses são ótimos artistas. ☹
Isso tem um motivo e não está somente ligado ao artista em si, mas sim à divulgação correta do trabalho ou não.
Nesse ponto é que entra uma estratégia de marketing musical adequada, que permita criar interesse e melhorar o processo de comunicação e interação entre o projeto e os fãs.
Marketing musical
Esta ferramenta permite que se divulgue de forma bastante interessante um trabalho musical, visando dar destaque ao artista e conseguir mais admiradores para seu projeto musical.
Uma estratégia de marketing musical bem elaborada, traz resultados bem importantes para que o artista alcance um crescimento sólido no meio artístico e possa se projetar de maneira constante.
Essa técnica tem como base, o método 5W2H, além de acompanhar um estudo de comportamento do mercado e, consequentemente, do público a quem se quer alcançar.
Sendo assim, são contempladas as estratégias a seguir com base em um planejamento correto de toda a trajetória do artista e o seu acompanhamento de tal planejamento, para permitir ajustes e correção de rotas, quando necessário.
Podemos relacionar alguns objetivos a serem alcançados com uma estratégia de marketing musical correta:
- Formas mais eficientes para onde fazer a divulgação da carreira;
- Como encontrar caminhos para crescimento de seu público;
- Auxiliar nos conteúdos para comunicar e engajar o artista com o público;
- Pensar estratégias para as próximas etapas na carreira;
- Definir ações para vendas e relacionamento com contratantes do artista.
Você deve entender que, para ser destaque num mercado competitivo como o musical, é preciso adotar ações mais profissionais e não trabalhar apenas com ‘achismo’ ou conhecimento de terceiros sem experiência.
Ter conhecimento do mercado com profundidade é essencial e fundamental para um artista se sobressair no mercado musical e alcançar os resultados com mais força. É para bombar, ou não é? ?
Então, anote aí: recorrer ao apoio de uma agência de marketing especializada em artistas é fundamental para a trilha do sucesso!
3 pilares do marketing musical
Uma boa estratégia de marketing musical contém pilares que sustentam seu nome como marca, assim como a proposta de trabalho que está realizando.
Com essa iniciativa, é possível se destacar no mercado e conseguir mais pessoas que se interessem pelo seu trabalho musical. Isso serve tanto para tirar você do anonimato, quanto iniciante, ou para destacar você em relação a outros nomes da música.
Vamos apresentar três importantes pilares do marketing musical, trazendo informações para que você possa se sair bem.
1 – Como está a qualidade visual dos seus materiais
Dentro dos principais pilares de estratégia de marketing musical de sucesso, é importante cuidar da qualidade visual de seu trabalho. O que isso quer dizer: cuide de tudo o que tem a ver com a consolidação da sua imagem. Nada pode ser desprezado.
Nesse ponto, é preciso avaliar, desde a sua logo e suas fotos de divulgação, até mesmo seu material de vendas.
- Você tem uma logo e identidade visual bonita e moderna?
- Suas fotos de divulgação estão profissionais e passam boa percepção?
- Sua capa dos singles e CDs estão criativas e bem produzidas?
- Seus materiais impressos possuem um padrão visual? Ou cada peça é de um jeito?
Investir nas melhores formas de divulgação é um diferencial muito grande para seu sucesso. Para isso, é importante ser cuidadoso e atender a esses três aspectos que estamos apontando. Afinal, todos se inter-relacionam e devem ser tratados com muita atenção.
2 – Como vão suas mídias sociais
Já atualizou suas mídias sociais hoje? Pois deveria! ?
Afinal, outro aspecto que contribui para uma estratégia de marketing musical correta é a atenção dada às mídias sociais.
Atualmente, esse é um recurso estratégico importantíssimo para alavancar sua carreira e atingir públicos sem limitação de localidade. E isso é muito bom, porque aumenta as chances de consolidar seu trabalho além das fronteiras em que o artista vive. Top, não é? ?
Neste aspecto é importante avaliar alguns cuidados, tais como:
- Como está seu canal do YouTube?
- Possui miniaturas dos vídeos personalizadas?
- Possui a arte do canal com a música de trabalho?
- Criou e organizou as suas playlists?
- E a descrição dos vídeos?
- Lembrou de adicionar as letras? Créditos? Palavras chaves?
- Está respondendo os comentários?
Isso é importante para se ter uma boa percepção de organização e fazer um adequado planejamento de suas ações.
Utilizar o YouTube, por exemplo, permite alimentar o Facebook e Instagram, organizando e expandindo as suas mídias sociais.
Um artista que não construir suas mídias sociais está em total desvantagem em relação ao mercado e certamente não terá ganho algum em relação a obter sucesso.
Por isso, definir ações para uma atuação forte nas mídias sociais é fundamental, algo que você deve buscar melhorar sempre. Certinho?
3 – Como fica o seu site oficial
Uma boa estratégia de marketing musical deve considerar os cuidados com o site do artista, para que mantenha tudo seguro quanto aos dados, ou seja, protegido de ataques que possam causar alterações, ou até mesmo, perdas de informações.
Um site bem estruturado e que marque a presença do artista, é uma excelente forma de comunicação entre ele e as pessoas que o segue.
E o mais importante, o site bacana é a conexão total de sua carreira com os contratantes, com o ambiente de negócios e com as oportunidades que podem surgir para você – até mesmo quando alguém estiver procurando você no Google.
Com o site, você organiza suas plataformas digitais, mídias sociais, informações de releases, lançamentos e todos os contatos oficiais com seu negócio.
Sendo assim, o investimento que se faz num site oficial do artista é certamente a garantia de retornos permanentes.
Posso te ajudar com sua estratégia de marketing musical
Uma estratégia de marketing musical bem definida é, como você viu, o diferencial para a conquista de mercado e manter seu trabalho de forma consistente e satisfatória tanto para você, enquanto artista, como para seu público, que poderá acompanhar o trabalho com maior facilidade.
Importante entender que conhecer seu público e manter total interação é determinante para conquistar o mercado. E isso pode ser muito mais efetivo de se obter quando se utilizam os três pilares citados neste artigo.
O mercado é dinâmico e requer que os cantores, duplas e bandas estejam constantemente ligados com as tendências de comunicação e divulgação disponíveis, para não ser pego de surpresa e não conquistar novos seguidores ou até mesmo perder os que possui. Cuidado, ok? ?
Para a melhor otimização desses recursos é ideal que se conte com uma agência que pode trazer de forma rápida o melhor retorno para sua carreira. Você pode contar comigo nessa trajetória! Aproveita e agenda sua consultoria de marketing artístico grátis comigo. Em uma boa conversa vou analisar todos os seus materiais e orientar você no que pode melhorar. Vamos?
O papo comigo é Marketing Musical para cantores, duplas e bandas na Agência ICOMP com mais de 15 anos de experiência em estratégias para o lançamento e divulgação de músicas.
Boa noite estou tentando lançar meu irmão como cantor mas tenho pouco recurso . A primeira tentativa de preparo de um material cai numa cilada paguei 10.000 mil reais para a produção de um pokshow . Que não foi nada do que combinamos com a produtora som Star que e tudo uma farsa agora estou sem recursos vou ter que começar tudo de novo .
Leandro, espero que os conteúdos do Camarim possam ajudar você.