Está escolhendo uma agência para divulgar música? Não faça isso antes de ler todas essas dicas!
Em meu último post eu falei sobre a diferença entre agenciamento de artistas e agência para artistas, onde explico que o agenciamento vende shows e recebe comissão por isso sendo em alguns casos atuante no gerenciamento da carreira artística também, já a agência para artistas se responsabiliza pelo marketing e divulgação.
Se você já entendeu essa diferença e chegou à conclusão de que precisa divulgar música, eu quero te ajudar a fazer a melhor escolha.
Para começar, uma boa escolha deve ter bons critérios de seleção concorda? Então, vou explicar abaixo o que você deve analisar antes de confiar sua verba para divulgar musica à uma empresa.
1) A agência é do segmento da música?
Tenha certeza de que é uma agência que atende o segmento artístico. Há muitas peculiaridades que só quem é do mundo da música consegue entender e trazer isso para o marketing. Há uma grande diferença entre fazer marketing tradicional e fazer marketing digital para músicos e artistas, concorda?
Imagina a cena: Você pede um orçamento para divulgar seu ep e a pessoa que te atende pergunta o que isso significa? Já dá pra perceber que não entende nada de música, né?
Além disso, uma agência especialista em divulgar música tem relacionamento e expertise para te lançar com mais facilidade e credibilidade. Por exemplo, se você diz que a sua agência é a mesma agência do Zezé de Camargo, da Ivete, e da Joelma tem muito mais impacto do que uma agência totalmente desconhecida no mundo da música.
Diga-me com quem andas e te direi quem és..
2) Você se identifica com o estilo e portfolio da agência?
Na hora de analisar o portfolio da empresa candidata, verifique primeiro se você se identifica com os artistas que já são atendidos por ela. Se o seu estilo lembra algum deles ou você gosta muito da forma como os artistas são apresentados, há uma grande probabilidade de gostar muito do que for feito pra você também, afinal assim como os artistas uma agência também tem seu próprio estilo.
3) Os trabalhos do portfolio são diferentes uns dos outros?
Verifique no portfolio se os trabalhos tem qualidade estética, e se não são todos iguais. Uma grande dificuldade de quem atua em um mesmo segmento é conseguir fazer um trabalho totalmente diferente para cada cliente, então vale a pena selecionar alguns e comparar.
Abaixo eu coloco alguns exemplos, essas são algumas logos de cantores que entregamos. O que você acha?
Com essa crise econômica no Brasil tem muita gente que fica desempregada e acaba abrindo um novo negócio, muitas vezes sem nenhuma experiência.
Então vale analisar há quanto tempo a agência está no mercado e quais cantores, duplas ou bandas que já atendeu.
Se a empresa é pequena e tem pouco tempo de estrada, você corre alguns riscos como a empresa fechar, ficar sem funcionários ou te deixar na mão atrasando prazos.
Imagina após a pandemia então? Com o fechamento do setor de entretenimento, somente os fortes sobreviverão!
5) A agência é confiável e transparente na negociação?
Para divulgar música, na maior parte das vezes, estão envolvidos altos valores financeiros, por isso a empresa que você contrata para divulgar música deve ser muito honesta e transparente.
Vários cantores já chegaram até mim reclamando de terem sido enganados, da dificuldade de medir os resultados do investimento. Já vi casos de “agências” que recebem das bandas mas não investem o valor combinado em anúncios no Google ou terceiros, por exemplo.
E como saber se isso foi feito? Através de acesso aos relatórios, nota fiscal emitida diretamente do Google e ter livre acesso a sua campanha em tempo real.
Aqui na ICOMP por exemplo, cada banda possui um ID no Adwords e uma Conta de Anúncios no Facebook for Business onde nós compartilhamos o acesso para fazermos o trabalho, podendo acompanhar a qualquer momento os gastos e as métricas para seu planejamento, ou seja, há total transparência na gestão da verba de marketing.
6) A agência acompanha e orienta o artista ou só põe ele no mundo?
Não adianta só por site no mundo, rs. Uma agência com conhecimento irá te conduzir e orientar no que é melhor para o seu marketing, dando um acompanhamento e sempre trazendo novidades para te manter presente no cenário da música.
Não adianta só lançar um site e sumir, dando o trabalho por entregue. Escolha uma agência com um atendimento que te acolha e te conduza a um crescimento contínuo no marketing musical.
Além desse acompanhamento, nossa equipe de atendimento fornece relatórios das atividades da agência e um plano muito claro do que será feito, de que forma e em que prazo. Nós também valorizamos muito a equipe de marketing do artista, trabalhando de forma a tornar viável e concretas as ideias do assessor ou do profissional de marketing do artista, sempre trabalhando em conjunto.
7) Você quer pagar mais barato ou ter resultados?
Como tudo na vida, nem sempre o mais barato é o melhor. Por isso, se organize com o fluxo financeiro, equilibre o planejamento e diferencie com segurança os preços, quando o valor a pagar é ter ou não sucesso.
Se você realmente precisa de uma agência competente e com experiência, considere nos pedir um orçamento e verá que o nosso preço também é justo e não assusta.
O papo comigo é Marketing Musical para cantores, duplas e bandas na Agência ICOMP com mais de 15 anos de experiência em estratégias para o lançamento e divulgação de músicas.