Trajetória na carreira musical: lições valiosas para vida toda!

Alôoooo artista! Como estão as coisas por aí?

Quem decide abraçar o mundo da música sabe que não existem receitas prontas no mercado musical. Existem muitos caminhos e tudo depende dos seus objetivos e da onde você quer chegar com seu trabalho. 

Por outro lado, vale reforçar que existem alguns ensinamentos para adotar não somente na sua carreira musical, mas para a vida toda. 

Quem pode falar melhor sobre esse assunto é o Dani Rigon, A&R Manager na Universal Music. Olha, se você não conhece esse cara, recomendo que você vá conferir a live que ele e eu fizemos no Instagram. O Dani manja muito do mercado da música e trouxe uma linha do tempo com dicas valiosas, pontos de atenção e erros que deve ser evitados na carreira musical. 

Ficou curioso para saber mais? Olha, eu também estaria! Pois é esse o conteúdo que vai enriquecer sua bagagem de conhecimentos. Vamos lá? Acompanha aqui comigo:

É preciso olhar para o todo

Se tem uma coisa que você não pode deixar de fazer ao longo da sua trajetória musical é olhar para o todo. 

“Como assim, Dhiego?”

Quando eu falo que você deve olhar para o todo, quero dizer que você deve analisar tudo que está acontecendo no mercado onde atuamos. Isso mesmo, é preciso olhar pra quem tá fazendo sucesso, os hits que estão nos charts, os diferentes videoclipes e tudo mais que possível. 

E não adianta olhar só para o gênero que você canta, hein? Aqui, é válido analisar aquilo que está fora da sua zona de conforto. Isso vai ajudá-lo a criar um repertório mais rico e a rejuvenescer o que você está trabalhando. 

Toda carreira musical de sucesso tem motivo 

Escuta! É melhor você sentar… porque essa frase vai doer: todo mundo que faz sucesso é melhor do que você em alguma coisa. 

Vou explicar melhor: todos os artistas que estão no auge ou que tem uma carreira consolidada estão neste patamar por alguma razão. A pessoa pode não ser boa em tudo, mas em alguma coisa ela é. 

Então, recomendo e acredito ser melhor abaixar a bola se você quer construir uma carreira no mercado musical. 

Nunca critique a pessoa que já está no topo ou questione o sucesso dela. Muito pelo contrário! Procure se espelhar em quem já está no topo, pois todo sucesso tem um motivo.

Não fique esperando investimento

Um dos maiores atrasos de vida para sua carreira musical é ficar esperando algum tipo de investimento ou patrocínio para a carreira. 

Ei, pare com isso e corra atrás dos seus sonhos de uma vez por todas!

Tô falando isso porque o sucesso não vem com o apoio de um empresário com dinheiro ou algum tipo de investimento milagroso. É claro que isso é importante, mas você já parou pra pensar que o seu sucesso só depende de você?

Ninguém vende melhor o seu trabalho do que você mesmo!

Então, acredite naquilo que você faz e corra atrás. Seu produtor pode estar sempre com você, mas a música deve ser seu guia, fechado?

Degrau por degrau 

Um pensamento que eu levo pra quase todos os aspectos da vida é que cada coisa tem seu tempo. Não adianta querer que tudo aconteça de uma vez, pois isso pode até te prejudicar. 

Além disso, sucesso é muito relativo. Antes de querer estourar no Brasil todo, procure fazer sucesso na sua cidade e no seu estado. É importante que essas pessoas mais próximas saibam quem você é para impulsionar o seu trabalho para longe. Eu costumo chamar isso de crescimento em espiral ou caracol, comece crescendo do seu meio para fora. 

Existem diversos artistas que tem avião próprio e são conhecidos apenas em determinada região. E não tem nada de errado com isso! 

O importante é você atingir os seus sonhos e conseguir viver da música. 

Entenda a roda que gira o mundo da música 

A música é um meio e não um fim. 

Por isso, uma coisa importante para sempre se lembrar durante toda a carreira musical é que existem muitas esferas no mundo da música, e elas nem sempre são relacionadas à música. 

Tá achando que eu estou viajando, né?

Mas pensa comigo: toda música significa a mesma coisa para a mesma pessoa? Não! 

Então, a dica que eu quero dar é que existem muitos processos até que você atinja o sucesso com a música. E se isso não acontecer, saiba que seu trabalho pode significar muito para diversas pessoas.

E lembre-se: quem nunca ouviu sua música, a primeira vez sempre será inédita.

Invista no seu show

Muitos artistas investem todo o dinheiro em apenas uma coisa da carreira: repertório com compositores renomados, gravação do álbum, produção do clipe e quando não, um daqueles DVDs e por aí vai. 

Isso não está errado, mas é importante investir no preparo de seu próprio show para garantir uma carreira musical consolidada.

O show é uma parte importantíssima do processo de construção de carreira. Afinal, é ali que você vai mostrar tudo que é capaz. 

Outro ponto é que show é um organismo vivo — ele tem que ir se transformando ao longo do tempo. 

Contudo, é preciso equilíbrio. Também não adianta ter um show incrível e não ter plateia porque não houve investimento na divulgação, campanhas e vendas de ingressos com os contratantes.

O combo é fundamental

Tudo que eu disse acima e outros detalhes da sua carreira musical devem ser muito bem equilibrados para que você dê certo. 

Muitos artistas acham que apenas cantar ou compor basta. Mas, não, acredite! O combo das estratégias e habilidades precisa ser equilibrado em todos os momentos. 

Por exemplo: de nada adianta ter uma baita voz, mas não tratar bem a equipe. 

Quando você se mostra uma pessoa boa em tudo que faz, o sucesso e a admiração chegam como uma consequência. 

Entenda porque você faz música

Um dos primeiros passos para começar a planejar a carreira musical é se perguntar: para quem eu faço música? Onde eu quero chegar?

Isso vai ajudar a definir muitas coisas da sua vida. 

Música é paixão!

É importante saber equilibrar razão com emoção, mas nunca se esqueça da paixão por música. 

Nosso negócio é quase sempre emoção! Não existe razão para música que não tem emoção. Pra mim, um artista nem consegue cativar o público se ele estiver vivendo um personagem no palco. 

Tenha sempre em mente que você faz um papel transformador no mercado. Então, coloque sempre alma no que faz e acredite nisso. 

Ufa! O papo de hoje foi cabeça, hein? Se isso serviu para dar um estalo na sua carreira musical, vem conversar comigo! Será um prazer orientá-lo nos seus próximos passos, pode ter certeza disso. Clique aqui para agendar sua consultoria. 

Muito sucesso e até a próxima!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.