Como divulgar minha música na rádio?

E aí cantor? Sintoniza comigo aqui no Camarim!  📻

Muitos cantores me perguntam: “Dhiego, como divulgar minha música na rádio?” por isso estou escrevendo esse conteúdo com a minha percepção sobre o assunto. Bem, eu não sou especialista em rádio, e sim em marketing digital para cantores, duplas e bandas, mas como eu atendo muitos artistas a mais de 12 anos isso me deu muita bagagem para opinar sobre esse assunto.

Começar a divulgação pelas rádios não é a melhor opção

O primeiro passo para aprender a como divulgar minha música na rádio é entender que muito embora tentar a projeção nas grandes rádios possa ser visto como o primeiro passo na tarefa de se divulgar, não é o mais aconselhável.

Inclusive, se essa for sua opção, certamente se prepare para ter de investir muita grana e por um curto período. OK? 💸

Para você começar um primeiro contato com as rádios precisará se apresentar como profissional, ou seja, ter um material de divulgação bem organizado. Eu oriento isso, porque as rádios possuem um setor artístico para validar o artista em sua grade antes da formalização do acordo comercial. Elas prezam pela qualidade e relevância da música que divulgam para suas audiências, então se você já é conhecido e tem uma audiência nas mídias sociais, facilita na credibilidade para firmar as parcerias.

Dessa forma, ter as rádios como ponto de partida é um erro. Você precisa fazer um trabalho de base antes, ou então, a chance será pequena para se destacar e o investimento será muito alto.

Se você já fez o trabalho de base, aí sim é hora de começar e o melhor ponto de partida é pela sua região. 🌎

Como divulgar minha música na rádio regional

Em primeiro lugar, para você se lançar em grandes rádios, deve fazer sua lição de casa. Como? Bem, pesquisando já em sua cidade e região onde mora, pois essa é uma excelente forma de iniciar um relacionamento, se lançar e ter visibilidade regional primeiro, para depois disso, procurar o destaque nacional.

Esse tipo de estratégia é como se o artista estivesse realizando seu trabalho em forma espiral. Começa em casa e, assim, tem a possibilidade de medir e até ajustar seu trabalho para se lançar a novos e maiores desafios.

Lembre-se de que muitos cantores cresceram primeiro conquistando sucesso elevado em suas regiões e só depois de estar consolidados, expandiram.

Assim, sua projeção nacional ocorre de forma segura. ⛑

Use uma estratégia progressiva

Para que você possa alcançar um lugar de destaque no cenário regional, crescer até conquistar projeções nacionais é necessário começar pequeno, ou então investir fortunas sem garantias de que terão retorno para você.

Ter como divulgar minha música na rádio sem fazer um trabalho de divulgação no meio reduz suas chances de sucesso.

Manter foco em mídias sociais e construir uma audiência significativa são pontos fundamentais para obter uma ponte de projeção para as maiores rádios brasileiras e poder concretizar seus objetivos. Pense nisso sempre! 😊

Como artistas monitoram suas músicas tocadas na rádio

Para ser expert em como divulgar minha música na rádio é importante também aprender como artistas monitoram suas músicas tocadas na rádio. Para isso existem recursos que auxiliam a desenvolver ações de divulgação. Quer ver quais?

Existe no mercado, serviços de monitoramento, que ajudam no acompanhamento da divulgação dos trabalhos do artista que contratou a divulgação naquela mídia.

Esse recurso é muito importante para poder acompanhar de forma efetiva a execução e retorno do trabalho realizado. Se você quer ir por esse caminho, existem serviços como o Connectmix, o Spybat e o Playax. Porém é um serviço que você contrata por conta própria, não é oferecido pelas rádios.

Esses serviços possibilitam ranquear os artistas e fornecer dados sobre o comportamento de suas músicas, assim como auxiliar a focar em trabalhos diferenciados e atuação em rádios com menos exposição de suas músicas. Já pensou? 😮

Como começar a divulgar minha música na rádio

Este é um tema muito delicado e que requer uma visão bastante realista de como funciona o mercado de divulgação de rádios.

Ter conhecimento do mecanismo é fundamental para aprender como divulgar minha música na rádio e poder fazer um trabalho muito mais direcionado para obter resultados sólidos. Contudo, tenha em mente que sem muito trabalho nada ocorrerá.

Se você quiser começar um trabalho de base, construindo sua audiência na internet para ser conhecido e em seguida, iniciar um relacionamento com as rádios mais próximas de você, agende uma consultoria grátis de marketing artístico comigo, que eu te ajudo nos primeiros passos!

pedir orçamento

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.