Dicas de Divulgação para Cantores: O que postar no facebook de um cantor, dupla ou banda?

Tenho recebido vários e-mails de cantores me pedindo dicas de divulgação no Facebook, por isso resolvi compilar as dicas de divulgação mais importantes e práticas nesse artigo.

Independente do momento da carreira do artista, uma coisa é fato: ele precisa cuidar muito bem das mídias sociais. O Facebook é ponto de partida de muitos cantores, afinal todo mundo já tem intimidade com ele,  mas como se diferenciar em meio a tantas páginas? 

Bem, eu já expliquei nesse conteúdo que um cantor, dupla ou banda precisa ter um site, justamente para não ficar refém de uma mídia social, pois esta pode perder audiência em qualquer momento. Porém, não podemos menosprezar o poder do Facebook, se bem cuidado ele ajuda muito o artista a ganhar mais visibilidade.

Aumento da Base de Fãs ou Engajamento?

Normalmente, aqui na agência os projetos com gestão de mídia sociais tem objetivos diferentes, mas eles costumam alternar entre aumentar a base de fãs ou melhorar o engajamento. O que isso significa? Bem, se uma página de cantor tem poucos fãs nós vamos investir em estratégias para tornar o cantor mais conhecido e atrair mais pessoas para a página.

Mas existem muitos casos em que o cantor já possui muitos fãs na página, porém, com poucas interações em suas publicações. Aliás uma das coisas que eu analiso primeiro em uma página é quantas pessoas se engajaram com as publicações. Se os seus conteúdos são curtidos por poucas pessoas e essas pessoas ainda são os seus amigos, você está perdendo tempo fazendo publicações que ninguém está vendo 😞

Há projetos em que trabalhamos em cima dos dois objetivos, com estratégias paralelas tanto para aumentar os fãs quanto para incentivá-los a participar.

Responder os Fãs

Depois de conseguir a participação dos fãs na página, você não pode deixar eles fiquem no vácuo. É preciso reagir e responder a todas as interações recebidas, nem que seja uma curtida no comentário/elogio do seu fã. Ninguém gosta de ficar falando sozinho e se você não responde, certamente essa pessoa não irá mais interagir. É preciso responder todos os contatos no inbox e movimentar a página. Você deve passar uma percepção de simpatia na rede, para que os fãs se aproximem cada vez mais e haja empatia com o cantor. Essa é uma das dicas de divulgação mais básicas e também a mais esquecida 😞

Ter um Cronograma. Manter uma Frequência

Esse é um trabalho contínuo!  Publicar apenas 1 post por semana não irá fazer seu fã se lembrar sempre de você. Nas mídias sociais a concorrência por conteúdo é muito grande, por isso você precisa ser muito interessante para manter as pessoas engajadas. Aqui na ICOMP  a frequência mínima que fazemos para nossos artistas é de 1 post a cada 2 dias, ou seja, no mínimo dia sim dia não.

Se você não consegue dar conta de responder tudo sozinho, talvez precise contratar uma ajuda especializada para fazer isso, pois o seu tempo investido nesse trabalho pode não compensar, pois você poderia estar cuidando de assuntos que só você pode fazer, como por exemplo os ensaios com a banda. Se decidir contratar leia esse post para escolher o fornecedor certo pra você! 

Criação e Produção dos Posts

Sabemos o quanto é importante ter uma produção artística nos shows né? Estar com figurino, cenário e efeitos especiais incríveis para surpreender os fãs. Pois é, também não abrimos mão da criação e produção nos posts. Ter artes bonitas e bem produzidas é imprescindível para comunicar uma boa imagem do cantor e encantar seus fãs. Aqui na ICOMP é muito comum a gente receber vários contatos de fãs dos artistas pedindo a arte que fizemos para usar como fundo de tela do computador ou do celular. As suas artes estão nesse nível de desejo e encantamento? 🤔 

Planejamento de Conteúdos

Antes de começar qualquer trabalho com mídias sociais, nós enviamos um questionário levantando informações importantes do cantor, seus hábitos e rotinas, datas comemorativas e outros conteúdos que não podem passar batido. Com todas as informações em mãos, começamos a montar um plano editorial de publicações para o artista. É uma espécie de calendário da música, onde já temos as datas importantes do segmento e organizamos o que será publicado em cada dia. Mesmo o cronograma sendo anual, nós adiantamos no máximo ao planejamento para que os conteúdos não fiquem engessados até o fim do ano. Fazemos isso, porque sempre aparecem novas ideias e oportunidades que o planejamento precisa estar flexível para aproveitar, como novos shows e mudança da agenda. 

Dicas de Conteúdos do que postar no Facebook de cantores, duplas ou bandas

Aqui eu estou citando para você algumas dicas para divulgação de posts que você pode construir, mas fique atento para selecionar o  que realmente funciona para o seu estilo e região.

  • Divulgar a música de trabalho com mais ênfase
  • Divulgar as mídias sociais e as plataformas digitais (com artes e links)
  • Gifs de interação
  • Fotos e vídeos de dia a dia com conteúdos pessoais que o artista postaria nas contas pessoais
  • Mostrar a história do artista, interações como: cidade que nasceu, quando nasceu (saber se o fã conhece ele mesmo)
  • Vídeos deles cantando músicas que estão no auge
  • Memes do momento que podem se encaixar ao projeto
  • Contatos de shows
  • Mostrar conteúdo com parceiro e patrocinadores (lojas de roupas, acessórios e etc)
  • Postar com amigos famosos
  • Links de matérias em outros sites
  • Divulgar que estão nas rádios
  • Shows com arte e vídeo
  • Pé na Estrada com os bastidores durante as visitas nas rádios
  • Alimentação, se praticam esportes, lazer e momentos compondo
  • Datas comemorativas (aniversário, dia do cantor, lançamento de álbum, etc).
  • Web-série com as letras de músicas
  • Fotos do Instagram
  • Estimular Stories no Instagram
  • Artes para inscrever-se no Youtube
  • Artes para compartilhar no mural no Facebook.
  • Ações para escute/baixe músicas no Palcomp3 e Sua Música
  • Divulgação de Vídeos do Youtube e ações para Inscrever-se
  • Artes para agenda com chamada para acessar o site
  • Criar eventos para agenda e compromissos
  • Vídeos com trechos das músicas

Dicas de divulgação no Facebook com exemplos práticos

Aqui na ICOMP nós gerenciamos várias redes sociais de artistas, mas hoje eu escolhi algumas bem peculiares que englobam todos os aspectos que citei acima.

Você pode dar uma olhada nessas páginas que gerenciamos:

Só não esquece de comentar abaixo o que achou, combinado?

PS:  Se você achar muito complicado ou não tem tempo pra cuidar de todos esses detalhes, peça nos um orçamento sem compromisso para gestão de suas mídias sociais. 

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