O que postar no Instagram de um cantor, dupla ou banda?

Tenho recebido vários e-mails pedindo o que postar no Instagram de cantores, duplas e bandas, por isso resolvi compilar as dicas de divulgação mais importantes e práticas neste conteúdo.

Independente do momento da carreira do artista, uma coisa é fato: ele precisa cuidar muito bem das mídias sociais. O Instagram é ponto de partida de muitos cantores, afinal todo mundo já tem intimidade com ele,  mas como se diferenciar em meio a tantos perfis? 🤔

Bem, eu já expliquei nesse conteúdo que um cantor, dupla ou banda precisa ter um site, justamente para não ficar divulgando apenas suas mídias sociais e suas plataformas digitais, pois esta pode perder audiência em qualquer momento e você divide atenção com muitos outros querendo o seu lugar, não é?

Porém, não podemos ignorar o alcance do Instagram, se bem cuidado ele ajuda muito o artista a ganhar mais visibilidade. Muitas vezes é a única ferramenta que o artista tem e é capaz de atualizar, então vamos começar por ele. 

Ficar contando os Seguidores ou criar Engajamento?

Normalmente, aqui na agência os projetos com gestão de mídias sociais tem objetivos diferentes, mas eles costumam alternar entre aumentar a base de fãs ou melhorar o engajamento. O que isso significa? Bem, se um perfil  de cantor tem poucos seguidores nós vamos investir em estratégias para tornar o cantor mais conhecido e atrair mais pessoas para conhecer seu projeto. 

Mas existem muitos casos em que o cantor já possui muitos seguidores (pelo amor de Deus, não vai comprar isso, né) no perfil, porém, com poucas interações em suas publicações. Aliás uma das coisas que eu analiso primeiro em um perfil é como as pessoas se engajaram com as publicações.

Se os seus conteúdos são curtidos por poucas pessoas e essas pessoas ainda são os seus amigos, você está perdendo tempo fazendo publicações que ninguém está vendo?

Há projetos em que trabalhamos em cima dos dois objetivos, com estratégias paralelas tanto para aumentar os fãs quanto para incentivá-los a participar da conversa. 

Responder os Seguidores

A primeira coisa que você precisa entender sobre o Instagram é que ele é uma ferramenta de relacionamento. Não é só postar e sumir. É preciso conversar com as pessoas, comentando, conversando no direct e principalmente respondendo elas.

Depois de conseguir a participação dos seguidores no perfil, você não pode deixar que eles fiquem no vácuo. É preciso reagir e responder a todas as interações recebidas, nem que seja uma reação no comentário/elogio do seu fã. Ninguém gosta de ficar falando sozinho e se você não responde, certamente essa pessoa não irá mais interagir. É preciso responder todos os contatos no direct e movimentar o perfil. Você deve passar uma percepção de simpatia na rede, para que os fãs se aproximem cada vez mais e haja empatia com o cantor. Essa é uma das dicas de divulgação mais básicas e também uma das mais esquecidas por preguiça, em muitas das vezes. 

Ter um Cronograma. Manter uma Frequência

Esse é um trabalho de consistência!  Publicar apenas 1 conteúdo por semana não irá fazer seu seguidor se lembrar sempre de você. Nas mídias sociais a concorrência por conteúdo é muito grande, por isso você precisa ser muito interessante para manter as pessoas engajadas. Aqui na ICOMP  a frequência mínima que fazemos para nossos artistas é de 1 post no feed a cada 2 dias, ou seja, no mínimo dia sim dia não. Já nos stories o artista movimenta diariamente com os bastidores do trabalho e do cotidiano dele e nós orientamos o que ele deve compartilhar. 

Se você não consegue dar conta de responder tudo sozinho, talvez precise contratar uma ajuda especializada para fazer isso, pois o seu tempo investido nesse trabalho pode não compensar, pois você poderia estar cuidando de assuntos que só você pode fazer, como por exemplo os ensaios com a banda.

Se decidir contratar leia esse post para escolher o fornecedor certo pra você! 

Criação e Produção dos Conteúdos

Sabemos o quanto é importante ter uma produção artística nos shows, não é? Estar com figurino, cenário e efeitos especiais incríveis para surpreender os fãs. Pois é, também não abrimos mão da criação e produção nos posts. Ter artes bonitas e bem produzidas é imprescindível para comunicar uma boa imagem do cantor e encantar seus seguidores.

Aqui na ICOMP é muito comum a gente receber vários contatos de fãs dos artistas pedindo a arte que fizemos para usar como fundo de tela do computador ou do celular. Sem falar no número de seguidores que repostam o que a gente faz para os artistas. As suas artes estão nesse nível de desejo e encantamento?

Mas, orientar na produção dos conteúdos autênticos e orgânicos oxigenam o perfil deixando mais próximo das pessoas.

Planejamento de Conteúdos

Antes de começar qualquer trabalho com mídias sociais, nós enviamos um questionário levantando informações importantes do cantor, seus hábitos e rotinas, marcos importantes e outros conteúdos que não podem passar batido.

Com todas as informações em mãos, começamos a montar um calendário de conteúdos para as publicações do artista. É uma espécie de calendário da música, onde já temos as datas importantes do segmento e organizamos o que será publicado em cada dia. Mesmo o cronograma sendo anual, nós adiantamos no máximo ao planejamento para que os conteúdos não fiquem engessados até o fim do ano. Fazemos isso, porque sempre aparecem novas ideias e oportunidades que o planejamento precisa estar flexível para aproveitar, como novos shows e mudança da agenda. 

Aliás, nós compartilhamos esse nosso calendário da música com datas especiais do setor da música, você já viu? Pode ser um bom ponto de partida para o seu planejamento.

Agora! Agarre essas Dicas de Conteúdos: O que postar no Instagram de cantores, duplas ou bandas

Aqui eu estou citando para você algumas dicas para divulgação de conteúdos que você pode construir, mas fique atento para escolher o  que realmente funciona para o seu estilo e região.

  • Divulgar a música de trabalho com mais ênfase
  • Divulgar as plataformas digitais como Spotify, Deezer, Apple Music separadamente com artes animadas
  • Fotos e vídeos de dia a dia com conteúdos pessoais que o artista postaria nas contas pessoais
  • Mostrar a história do artista, interações como: cidade que nasceu, quando nasceu (saber se o fã conhece ele mesmo)
  • Vídeos deles cantando músicas que estão em alta
  • Gifs de interação e memes do momento que podem se encaixar ao projeto
  • Desafios e Trends do app vizinho e dos Reels que façam sentido com o estilo e contexto do artista
  • Chamadas com os Contatos de Shows
  • Mostrar conteúdo com parceiro e patrocinadores (lojas de roupas, acessórios e etc)
  • Postar com amigos famosos
  • Postar matérias de outros sites
  • Divulgar que estão nas rádios
  • Agenda de Shows com arte e vídeo
  • Pé na Estrada com os bastidores durante as visitas nas rádios
  • Alimentação, se praticam esportes, lazer e momentos compondo
  • Datas comemorativas do artista (aniversário, dia do cantor, lançamento de álbum, etc).
  • Séries com as letras de músicas
  • Muitos Stories com Enquetes e outras figurinhas interativas
  • Artes para inscrever-se no Youtube
  • Ações para ouvir as músicas nas plataformas digitais (Spotify, Deezer, etc) 
  • Divulgação de Vídeos do seu catálogo do Youtube
  • Artes individuais para agenda com chamada para acessar o site
  • Criar eventos para agenda e compromissos
  • Vídeos com trechos do refrão de suas músicas
  • Lives semanais
  • Perguntas e respostas quinzenais
  • Reels engraçados dos artistas relacionados ao segmento
  • Caixinha de perguntas com curiosidades sobre o artista ex: “O que você quer saber sobre nós?”

Dicas de divulgação no Instagram com exemplos práticos

Aqui na ICOMP nós gerenciamos as mídias sociais de artistas, mas hoje eu escolhi algumas bem peculiares que englobam todos os aspectos que citei acima.

Você pode dar uma olhada nesses perfis que gerenciamos: 

Só não esquece de comentar abaixo o que achou, combinado?

PS:  Se você achar muito complicado ou não tem tempo pra cuidar de todos esses detalhes, peça nos um orçamento sem compromisso para gestão de suas mídias sociais. 

Comentários

comentários