Marketing Musical: Antes de vender shows, gravar e lançar!

Chega uma hora na carreira do artista (ou ainda, aqueles que sonham em ser um) em que ele precisará começar,  planejar e refazer o marketing musical para seus lançamentos e nos conteúdos para engajamento no seu dia a dia. Neste caminho ele vai precisar de auxílio de pessoas e de profissionais com experiência para isso, não é? Se preferir ouvir esse conteúdo, aperte o play em seguida ou continue lendo!

Mas, antes de você investir tempo (e como dizem, tempo é dinheiro) nas composições, na produção musical ou na gravação do clipe entre outras ações que tem direito, pense em organizar seu cronograma de lançamentos e divulgação de suas músicas. Sim, isso mesmo: M-Ú-S-I-C-A-S. Quer ver?

  • Como você estará preparado para as  oportunidades no mercado da música após esses tantos eventos e a pandemia recente?
  • Os contratantes e fãs se lembrarão de você ou você sumiu durante esses períodos e as pessoas te esqueceram?
  • O que você estava fazendo ou estudando para tornar melhor suas rotinas nos períodos em que não teve shows?
  • Quantos lançamentos você fez neste ano? E quantos vai fazer nos próximos 12 meses?
  • Quantos vídeos fez e subiu no Reels, no Shorts e no TikTok com você cantando refrões que fazem parte do seu repertório?
  • Depois que fez seu último lançamento, quando será o próximo?
  • O que vai fazer para manter aquecida sua audiência e o público que assistiu ou ouviu você pela primeira vez? 
  • Está respondendo os comentários e reagindo a cada novo seguidor? Sabia que eles podem se tornar fãs, não é?

Ou você é daqueles, cheio de desculpas? Ah Dhiego! Mas, não tenho ainda um investidor. Não tenho um celular muito bom. Nunca tive uma oportunidade. Não tenho muito dinheiro. Não tenho condições de fazer sozinho. Não tenho um violão e nem um microfone de qualidade. Não tenho roupas boas e de marca. Não isso, e não aquilo. Quer saber? Enquanto você começar seu planejamento com NÃO! Então, não vai acontecer nada.  Anote isso: feito é melhor que perfeito. Por isso, chega um momento que é inevitável ter que investir na qualidade visual com o marketing musical de seu projeto.

Você tem dois caminhos para chegar nesse ponto. Não investir nada de nada e quando a música estiver pronta ter que investir muito para começar um trabalho do zero, ou você já pode ir construindo uma audiência aos poucos enquanto seu próximo (ou primeiro) lançamento não sai do estúdio ou ainda não conseguiu um investidor.

Aliás, um bom trabalho de marketing com certeza irá te ajudar a conseguir um investidor mais rápido e a vender shows mais facilmente.

Começar é fácil, o difícil é continuar, continuar, continuar… com o  marketing musical!

Eu escuto muito por aqui de cantores, duplas e bandas “vou ainda gravar um clipe, depois procuro vocês” ou “ainda estou em estúdio, vamos deixar para depois que gravarmos o EP”  ou “ainda não tenho um investidor para fazer isso” e o grande problema de deixar pra depois é perder muito tempo e deixar de fazer tarefas importantes para lançar sua música.

Com isso, proponho uma mudança de pensamento.

Comece o marketing quando começar as audições, quando começar a produzir, quando começar a gravar, ou melhor, quando estiver pensando em fazer tudo isso. Não quero chegar no seu projeto depois, na verdade, quero começar com você. Pois, assim, vamos conseguir juntos planejar, estruturar e continuar, continuar e continuar mesmo em momentos mais difíceis.

Analisar e definir o essencial em cada estratégia

No mercado da música existe muito a questão das tendências e sazonalidades. Você vai concordar comigo que as músicas que tendem a fazer maior sucesso no verão não são as mesmas que fazem o sucesso no inverno, por exemplo. Talvez a sua música seja excelente para ser lançada um ou dois meses antes do Carnaval, mas quando chegar lá perto do Carnaval, você vai ter que esperar sua logo ficar pronta, seu site ficar pronto, suas mídias sociais aquecerem e tudo isso leva tempo.

Outra questão é que os contratantes costumam procurar cantores, duplas e bandas com antecedência e se você não estiver preparado, ou seja, não estiver com o site em dia e uma boa apresentação visual talvez nem seja lembrado nesse momento para receber um contato.  Então, eu te pergunto:

Quantos shows, contatos e contratos você está perdendo, por deixar o marketing musical para depois?

Fortaleça seu marketing musical antes de lançar, antes de mostrar, antes de divulgar, antes de fechar um show… entendeu? Tudo vem antes, não depois.

Então, como começar a divulgação sem ter todas as músicas gravadas? Ou nenhuma música autoral? Ou nenhum dinheiro para isso?

Comece com a sua logo ou se ainda não tiver dinheiro para isso, faça uma nova foto para sua divulgação ou ainda uma sessão de fotos  (lembre-se que não será a única que você vai fazer na carreira, né?)

O artista precisa ter rosto e atitude de artista em todos os momentos e em todos os lugares. É simples.

  • Cuide do seu cabelo, da sua barba e da sua maquiagem.
  • Treine seu olhar, seu sorriso e empatia em suas fotos.
  • Escolha roupas, acessórios e pequenos detalhes que vão trazer personalidade.
  • Provoque. Seja ousado. Mas, não vulgar.

É tão sério isso que só de olhar a foto no perfil do Instagram ou a foto no WhatsApp consigo perceber se o contato tem ou não atitude para ser um artista. Vou mostrar alguns bons exemplos de contatos que já recebi aqui na agência.

avatar de artista exemplo de marketing musical
perfil de artista exemplo de marketing artístico
foto de perfil de cantor referência de marketing musical
miniatura de cantor exemplo de marketing musical

Vamos na prática? Conheça o começo da Gabi Luthai

Calma! Essa é uma arte que já foi do canal com a divulgação de uma música. Mas, não quero falar dela, eu gostaria de mostrar o começo. Você conhece a Gabi Luthai? Ela também é uma artista que investiu (se não tem dinheiro, invista seu tempo) primeiro em si mesma e foi construindo sua audiência mesmo sem investidor e sem música autoral. Ela foi artista aqui da Agência ICOMP e eu também acompanhei essa evolução.

Foto com Gabi Lutai e Dhiego Bicudo

Analisando o histórico do canal do Youtube dela, você pode perceber como ela começou. Gravando vários vídeos covers que foram melhorando com o tempo. Melhorou seu look, seu cabelo, o local do vídeo, adicionou uma pitada de sensualidade e com um áudio bom ela foi chamando a atenção das pessoas até chegarem as oportunidades de lançar sua carreira profissionalmente.  Analise abaixo a imagem dos vídeos mais antigos do canal dela e veja como ela começou.

Exemplo de Marketing Musical da Gabi Luthai
Vídeos mais antigos do Canal do Youtube da Gabi Luthai

Então, vá publicando no Youtube seus primeiros vídeos, avance compartilhando eles com seus contatos, familiares e amigos. Assim, você vai interagindo e construindo sua audiência. Você pode trabalhar a sua imagem de maneira prévia para quando a sua música estiver pronta ficar mais fácil para lançar, porque seu nome e sua voz já estarão mais conhecidos. Isso faz sentido pra você?

Depois, você pode já ir definindo e mostrando suas influências em um canal mais organizado com suas playlists preferidas, o que acha? Ah, sem deixar de lado todo o histórico construído desde o início da carreira dela. São detalhes que fazem total diferença.

Referência de Marketing Musical de Gabi Luthai

Mas o fato que quero destacar é que para chegar onde está hoje,  ela começou, insistiu e foi investindo seu tempo em marketing musical. Mesmo que você dê um passo pequeno, quando você vê o resultado do seu primeiro site, ou da sua primeira logo isso te move e te motiva a ir para cima. Basta começar! 

Se você mesmo não quer investir na sua carreira, porque um investidor irá se convencer disso?

Seja o primeiro a mostrar que vale a pena investir em seu talento, dê o sangue, que o reconhecimento vem, mas os primeiros passos realmente precisam ser seus. O planejamento e o cronograma precisam ser seus. Então, se você estiver disposto a não perder mais tempo e dar os primeiros (ou os próximos) passos nesta trilha, ou você que é mais experiente na música e quer fazer o marketing musical comigo, entre em contato e vamos iniciar uma conversa para falarmos sobre a sua carreira e o seu próximo lançamento.

Comentários

comentários

11 comentários

  1. janete disse:

    muito bom o seu artigo

  2. Paola Correa disse:

    Muito bom!! Importante saber que pensar no(s) lançamento (s) e se preparar pra ele (s) é importante e faz diferença. Mto artista hj em dia não planeja e quer resultados milagrosos. A eles indico: leiam o artigo acima rs

    1. Agência ICOMP disse:

      Obrigado querida Paola pelas palavras!

  3. Saulo Sabino disse:

    Diego, vc é cara. Não é um elogio vazio, mas a sensação que tenho de ter acertado ao te descobrir. Esse último email me motivou a acelerar meus planos. Tô na roça, mas de volta a BH boto pra quebrar
    Até breve, abraços.

    1. Agência ICOMP disse:

      Conte comigo! Gratidão Saulo pelas palavras!

  4. Sarah disse:

    Eu gostaria de conhecer um poico sobre agência icomp gostei muito do progresso de vcs todos parabéns

    1. Agência ICOMP disse:

      Oi Sarah, pode me chamar no WhatsApp 43 999210193.

  5. Eu quero me escrever

  6. Jennef disse:

    Nossa eu adorei demais Obrigada

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